A mobilização continua forte no País nesta segunda-feira, 4 de outubro. O objetivo, ao longo da semana, é parar completamente os bancos públicos e privados para pressionar ainda mais os banqueiros, que se mantêm em silêncio desde o último dia 22, quando apresentaram proposta de 4,29% de reajuste – índice correspondente ao INPC medido de setembro de 2009 a agosto de 2010 – em resposta à reivindicação de 11% feita pelos bancários em mesa de negociação.

• Movimento grevista ganha força a cada dia
Sem proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), a greve nacional dos bancários ampliou-se por todo o País em seu terceiro dia.
Na sexta-feira, 1º de outubro, 6.215 agências foram fechadas nos 26 Estados e no Distrito Federal, além de dezenas de centros administrativos de todos os bancos nas capitais, de acordo com dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), o que representa um crescimento de 27% em relação ao segundo dia, quando 4.895 agências foram paralisadas.

• Empregados da Caixa estão de braços cruzados

A cada dia, mais bancários da Caixa aderem ao movimento grevista em todo o Estado de São Paulo.
O número de unidades vinculadas às SRs da capital que estão fechadas ou funcionando parcialmente aumentou hoje, 4 de outubro: 232 agências estão nessa situação. Em 29 de setembro, primeiro dia da greve, eram 205.
No Estado, todos os Sindicatos decretaram greve por tempo indeterminado no último dia 28.
“O fortalecimento da greve é a sonora resposta dos bancários ao silêncio dos bancos”, avaliou o presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, Carlos Cordeiro. “Os trabalhadores estão revoltados com o desrespeito dos bancos, que tiveram um crescimento médio de 32% nos lucros no primeiro semestre e oferecem apenas a reposição da inflação, em um momento em que a economia cresce e no qual as outras categorias estão conquistando acordos com aumentos reais de salário”, disse.

• Assembleias
Na capital, os bancários da base do Sindicato de São Paulo, Osasco e Região reúnem-se em assembleia amanhã, dia 5, às 16 horas, na Quadra dos Bancários – Rua Tabatinguera, 192, Sé. Nas demais regiões, consulte o Sindicato de sua base e participe!

>>> Acompanhe as edições do jornal APCEF em Movimento – especial Campanha Nacional – aqui <<<

Compartilhe: