Ocorreu na terça-feira, dia 31 de maio, em Brasília, a segunda reunião ordinária do Conselho de Usuários do Saúde Caixa. Um dos temas discutidos foi a avaliação do relatório atuarial anual, cujo objetivo é demonstrar a situação financeira e a posição atuarial do plano de saúde, referente aos resultados e valores posicionados em 31 de dezembro de 2015. Esta reunião, como consequência da reunião extraordinária, realizada em 6 de abril, quando foi apresentado o relatório atuarial pela empresa contratada pela Caixa, a Deloitte, debateu e avaliou o documento.

Em continuidade ao trabalho de análise das contas e do desempenho financeiro do Saúde Caixa, o Conselho de Usuários concluiu que, em face dos resultados e valores apresentados, não há necessidade de alteração nos valores ou formato de custeio do Saúde Caixa. Esta mesma posição foi confirmada pela Caixa. Com isso, não há previsão de reajuste.

O Conselho também apresentou uma proposta para atualização do valor de reembolso para pagamento ao serviço de cuidador (técnicos ou auxiliares). "Temos recebido demanda dos usuários de que os valores praticados na tabela de reembolso do Saúde Caixa estão muito defasados. Então solicitamos que a gerência responsável por essa negociação avalie nossa proposta de atualização do valor", informou a diretora Ivanilde Miranda, membro eleita do Conselho.

Sobre o acompanhamento do desempenho financeiro do plano, há a expectativa para a próxima reunião, agendada para dia 30 de agosto, de examinar os relatórios financeiros de 2016. "Esperamos que na próxima reunião a Caixa nos apresente os relatórios financeiros ainda pendentes por conta da mudança do sistema de gestão do Saúde Caixa, o novo SIAGS, e assim examinarmos as contas do plano em tempo hábil", declarou Ivanilde. 

Convênio da rede

Outro tema abordado foi o compartilhamento da rede credenciada do Saúde Caixa com outras operadoras de autogestão. O Coordenador do Conselho, Diego Ferreira de Souza, esclareceu que esse tipo de convênio fortalece o plano, especialmente nos processos de negociação de credenciamento.

 

 

Compartilhe: