Criação do grupo foi decidida na mesa de negociação permanente e deve acontecer em 30 dias

A formação de um grupo de trabalho com representantes da Caixa, dos empregados e da Funcef foi um dos temas da rodada de negociação permanente que ocorreu no último dia 14, em Brasília.
O grupo para discutir o contencioso judicial do fundo de pensão deve ser formado em 30 dias. "A Caixa precisa parar de fugir da discussão e apresentar uma solução o mais rápido possível", comenta o diretor-presidente da APCEF/SP, Kardec de Jesus Bezerra.

Além do fundo de pensão, também debateu-se reestruturação, contratação de pessoal, adiantamento odontológico, promoção por mérito, banco de horas negativo, Sipon, licença paternidade e descomissionamento na mesa de negociação. Confira:

Reestruturação – representantes de vários Estados relataram o clima de apreensão entre os empregados diante da falta de informações a respeito das mudanças que podem significar extinção de unidades, perda de funções e transferência de pessoal. As entidades defenderam a suspensão do processo e a abertura de diálogo com os empregados.

Os representantes da Caixa disseram que a reestruturação está sendo feita por etapas. Afirmaram que não têm informações sobre os próximos passos e que a rede não será afetada no momento, a não ser para receber profissionais remanejados para agências.

Contratação de pessoal – a Caixa deixou claro que não há qualquer expectativa de convocação de novos concursados.
Adiantamento odontológico/assistencial – a Caixa apresentou, à Comissão Executiva dos Empregados (CEE), proposta para solucionar a suspensão do Adiantamento Odontológico/Assistencial previsto no RH 044.
A sugestão é a inclusão de todos os procedimentos previstos no normativo como cobertura do Saúde Caixa. Os novos procedimentos não entrariam na regra do teto anual de coparticipação. A representação dos empregados não concordou com isso.

Diante do impasse, ficou acertada a implantação a partir de 2 de maio, com a continuidade do debate e solução até fim de junho.
Sipon – a CEE denunciou, mais uma vez, que o sistema de ponto eletrônico vem sendo fraudado e é objeto de fiscalização e autuação do Ministério do Trabalho no Estado de São Paulo.
A Caixa comprometeu-se a providenciar junto à área de TI atualizações a fim de inibir tais práticas. A empresa também informou que está adotando uma nova plataforma (SailPoint) que permitirá maior controle do Sipon com a interligação de todos os sistemas a partir de 2017.

Leia sobre os outros pontos debatidos entre a CEE, a Contraf-CUT e a Caixa em nosso site. A próxima rodada de negociação está marcada para 25 de maio.

 

Compartilhe: