Não é de hoje que os empregados sofrem com os problemas provocados pela falta de infraestrutura nas unidades da Caixa.
A APCEF/SP recebe, o ano todo, reclamações e pedidos de ajuda para solucionar problemas dessa natureza.
Entretanto, no período que compreende o verão, as denúncias de más condições de trabalho aumentam consideravelmente, seja por causa das fortes chuvas – que ocasionam muitas infiltrações, quedas dos forros, inundações, danos aos equipamentos do banco – seja por causa do forte calor – agravado pela falta de manutenção dos aparelhos de ar-condicionado, causando, em muitos casos, mal-estar em clientes e empregados.
Mas os problemas não param por aí: tem unidade que sofre as consequências da falta de desratização, da manutenção de elevadores, banheiros, pias…
Outra reclamação recebida pela Associação constantemente refere-se ao arquivo de documento por falta de acompanhamento da Caixa. Relatos dão conta de que a demora para atendimento de solicitação tem chegado a 30 dias.

• Reunião na Gimat/SP
No último dia 18, representantes da APCEF/SP, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e do Sindicato do ABC reuniram-se com responsáveis pela Gimat/SP, na capital, para cobrar soluções urgentes no que diz respeito à melhoria das condições de trabalho nas unidades da Caixa.
Na ocasião, os representantes dos em-pregados entregaram um ofício à responsável pela Gimat/SP, Irene Soares dos Santos, com um levantamento de todos os problemas que têm sido enfrentados pelos trabalhadores no dia a dia nas unidades, com pedido de solução urgente de cada item listado (leia íntegra do documento aqui).
Representantes da Caixa comprometeram-se a solucionar as pendências apresentadas o mais breve possível, incluindo a análise para a contratação de novas empresas e a renovação dos contratos já existentes com as companhias que prestam serviços nas unidades.
Também foi esclarecido pelos representantes da Caixa que, devido à alta demanda de manutenções, grande parte dos contratos já foi fechada. Em algumas unidades, as reformas já foram iniciadas. “Elaboramos um cronograma para que seja possível a solução de todos os problemas” – afirmou Irene.
“A APCEF/SP encaminhará todas as denúncias à Comissão Executiva dos Empregados para que sejam pautadas em mesa de negociação específica” – afirmou o diretor-presidente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto, presente à reunião. “Os problemas listados não se restringem a São Paulo, são extensivos às unidades de todo o País. É inconcebível que uma empresa que se diz uma das melhores para se trabalhar não invista na saúde e no bem-estar dos empregados e dos clientes” – finalizou Takemoto.

Protesto na agência Guaianases
Em 20 de janeiro, representantes da APCEF/SP e do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região realizaram uma manifestação na agência Guaianases, na capital, em protesto pela falta de infraestrutura na unidade.
Foi realizada uma reunião com os empregados da agência, na qual reforçou-se a importância da participação de cada um nas manifestações promovidas pela representação dos trabalhadores.
A agência ficou fechada por uma hora. “Todas as nossas conquistas, ao longo dos anos, foram frutos da união dos empregados na luta por seus direitos” – comentou Sérgio Takemoto. “Nosso objetivo, em 2010, é zerar as pendências da mesa de negociação. Exigimos condições dignas de trabalho para todos, em todas as esferas – profissionais e de infraestrutura” – finalizou.

Na foto à esquerda, empregados da agência Guaianases debatem a importância da mobilização na luta por direitos.
À direita, foto da entrada da unidade, que paralisou o atendimento por uma hora

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