isono

Foi divulgada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) assessorada pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) a programação para a terceira edição do Encontro Nacional de Isonomia dos empregados da Caixa Econômica Federal. O evento está marcado para o próximo sábado, dia 30 de agosto, das 9h30 às 18h, em Brasília (DF) e será realizado por decisão do 30º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), ocorrido entre os dias 6 e 8 de junho, em São Paulo (SP) para debater propostas de mobilização para acabar de vez com essa desigualdade na Caixa.

O encontro irá desenvolver e aprofundar as discussões em torno da luta pela igualdade de direitos e benefícios entre trabalhadores e também encontrar estratégias para intensificar a pressão sobre o Congresso Nacional – deputados federais e senadores – pela aprovação do projeto de lei 6.295/2005, que prevê isonomia entre os trabalhadores da Caixa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste (BNB) e Banco da Amazônia (Basa).

Isonomia é uma das prioridades da campanha salarial unificada 2014 e é considerada imprescindível para corrigir uma grave injustiça cometida durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

Um dos objetivos é que todos os bancários que ingressaram no banco após 1998 tenham direito ao Adicional por Tempo de Serviço (ATS) e à licença-prêmio. A retirada desses benefícios foi resultado dos ataques neoliberais do governo FHC, que visavam a privatização de instituições financeiras públicas.
Nessa período foram criados dois segmentos de trabalhadores com direitos diferenciados para quem entrou antes e após 1998. De 2003 para cá, porém, lutas e greves garantiram conquistas em pontos como Apips, parcelamento do adiantamento de férias, Saúde Caixa, Novo Plano da Funcef e unificação do Plano de Cargos e Salários (PCS). Faltam, agora, ATS e licença-prêmio.

Na Caixa, a luta pela igualdade de direitos entre empregados prevê que a licença-prêmio corresponda a 18 dias de folga por ano, enquanto o ATS, também chamado anuênio, precisa garantir o reajuste de 1% no salário por ano, acumulável até atingir o teto de 30%.

Programação do 3º Encontro Nacional de Isonomia na Caixa

9h30 – Abertura.
9h45 – Aprovação do regimento interno.
10h – Apresentação: projeto de lei nº 6.259/2005 – deputada federal Erika Koyay (PT/DF).
11h – Apresentação: “A luta pela isonomia de 1998 a 2014” – Maria Rita Serrano, representante suplente dos empregados no Conselho de Administração da Caixa.
12h30 – Almoço.
14h – Debate das propostas dos encontros estaduais/regionais.
 

Compartilhe: