As federações de bancários já começaram a preparar os encontros regionais ou estaduais que irão tirar os delegados para o 25º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), a ser realizado entre os dias 23 e 25 de abril, em Brasília. 

Novidade
Neste ano, a novidade, conforme deliberação da 10ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, realizada no ano passado -, é a desvinculação do 25º Conecef do processo da campanha salarial da categoria bancária.
“O objetivo dessa mudança é facilitar os debates acerca das especificidades dos empregados da Caixa e, assim, nortear o processo de negociações permanentes” – explicou o diretor-presidente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto.
Os fóruns regionais ou estaduais devem ocorrer até a data-limite, 5 de abril, em todo o País. 

Encontro Estadual
Em São Paulo, o Encontro Estadual acontece em 28 de março, sábado, na Quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região – Rua Tabatinguera, 192, capital, às 9 horas, e será unificado, com representantes da Federação dos Bancários da CUT (Fetec/CUT-SP) e da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb-SP/MS). 

Representantes dos aposentados 
No dia 25, os aposentados escolheram os delegados que participarão do Encontro Estadual. 

Conecef
Para o Congresso Nacional dos Empregados, fica garantida a participação de representantes na proporção de um delegado para cada 300 empregados ou fração igual ou superior a 150, assegurando-se o mínimo de dois por Estado e atendendo à exigência da presença de dois bancários para cada delegado eleito em fórum específico.
A estimativa é que o Conecef reúna um total de 373 delegados, entre empregados da ativa e aposentados.
Entre os temas que serão debatidos no Congresso Nacional estão: conjuntura, papel da Caixa, Plano de Cargos Comissionados (PCC) e Plano de Cargos e Salários (PCS) – distribuição de deltas por merecimento -, Funcef/Prevhab, saúde, condições de trabalho, jornada de trabalho, assédio moral, Saúde Caixa, democratização da gestão, isonomia e organização do movimento.
“O Encontro Estadual é o primeiro passo para as novas conquistas dos empregados da Caixa. Dele saem os representantes e as propostas dos trabalhadores de São Paulo para o Conecef, no qual serão debatidos e definidos os temas que nortearão as negociações permanentes com a direção da empresa” – finalizou Sérgio Takemoto.

Compartilhe: