Em 31 de maio, a pedido da APCEF/SP e do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) efetuou fiscalização na agência Porto Geral, na capital.
Na ocasião, a Caixa foi autuada e multada por não cumprir seu próprio Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) na área de penhor da unidade, que inclui, entre outros itens, o armazenamento adequado dos ácidos utilizados pela área e a disponibilização de recipientes e equipamentos que permitam que os avaliadores de penhor não fiquem expostos a vapores de soluções tóxicas como água régia e água forte.

• Caixa não cumpre compromisso

Em novembro de 2005, durante uma mesa redonda realizada na DRT entre representantes do banco e dos empregados, a Caixa comprometeu-se em resolver os problemas da área de penhor no que diz respeito às condições de trabalho.
“Cerca de dois anos depois da reunião, a Caixa simplesmente ignora o acordo feito com a Delegacia Regional do Trabalho e deixa empregados e clientes expostos ao risco de contaminação e a problemas de saúde” – comentou o diretor da APCEF/SP, Sérgio Takemoto.
Nova mesa redonda deve ser marcada para discutir o assunto com a direção da Caixa.

*** Caixa também é notificada por irregularidades na Retpv

A fiscalização feita pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT) na agência Porto Geral, na capital, no último dia 31, também incluiu a Retpv da unidade.
Na ocasião, a Caixa foi notificada devido a várias irregularidades na área de retaguarda, como: iluminação inadequada, falta de ventilação, saliências no piso…
O prazo para que a Caixa regularize a situação é de 10 dias após a fiscalização. A APCEF/SP e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região estão acompanhando os desdobramentos do caso. “Estamos de olho e a DRT, também” – comentou o diretor da APCEF/SP, Sérgio Takemoto. “As condições adequadas de trabalho têm de ser garantidas” – completou.

Compartilhe: