O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente em 7 de abril. Foi criado pela Organização Mundial da Saúde em 1948, mas passou a ser comemorado apenas a partir de 1950.

Os resultados da última pesquisa da Fenae sobre saúde e os impactos da pandemia mostram que boa parte do adoecimento dos empregados está relacionado ao trabalho no banco. Entre os dados mais assustadores estão os de saúde mental. Em 2021, 42% dos empregados afirmaram ter problemas de saúde associados à atividade que desempenham na Caixa. Destes, 75% estão relacionados à saúde mental.

No entanto, no momento em que mais precisam os empregados enfrentam problemas com seu plano de saúde, o Saúde Caixa.

Em 2021, após muita luta contra a resolução 23 da CGPAR, os empregados aprovaram novo Acordo Coletivo específico para o plano, mantendo os princípios do formato de custeio, com a solidariedade e o pacto intergeracional, além da manutenção do GT Saúde Caixa, que tem como objetivo realizar o acompanhamento do plano.

Em 2022, a Caixa apresentou aos membros do GT a pesquisa de satisfação aplicada entre os usuários. Para a empresa, a ampla maioria dos empregados está satisfeita com o plano. Mas não é o que as entidades representativas veem diariamente. Usuários do Saúde Caixa têm denunciado ao Conselho de Usuários uma série de problemas, como descredenciamentos, demora para atendimentos e para liberações de consultas e exames, além de casos de cobranças indevidas.

Demandas – Caso tenha demandas sobre o Saúde Caixa, entre em contato conosco pelo e-mail sindical@apcefsp.org.br.

Compartilhe: