Foi criado em 31 de outubro, em Brasília, o Comitê Nacional em Defesa da Caixa, mais uma frente de luta para a manutenção do banco 100% público.
O objetivo é reunir o máximo de trabalhadores, por meio de suas entidades representativas, a fim de intensificar a campanha “Defenda a Caixa você também”, que visa combater as ameaças de privatização. “Técnicos bancários, caixas, tesoureiros, gestores, advogados, analistas, arquitetos, engenheiros, técnicos sociais e aposentados, entre outros, devem unir-se e participar desta luta”, enfatizou o diretor-presidente da APCEF/SP, Kardec de Jesus Bezerra.
“A ideia é unir esforços, colocar as diferenças de lado e estar juntos para que a Caixa continue a cumprir sua função social e contribuir para o desenvolvimento do país, o que ela só pode fazer se continuar pública”, reiterou o presidente da Fenae, Jair Ferreira, que representa as APCEFs de todo o país no Comitê.
Em um primeiro momento, integram o Comitê Nacional: Fenae, Fenag, Fenacef, Advocef, Aneac, AudiCaixa, SocialCaixa, Contraf e centrais sindicais.
Entre os vários objetivos estão a mobilização dos empregados, o diálogo com setores da sociedade sobre a importância da Caixa e a busca de apoio junto a parlamentares federais e estaduais, prefeitos e vereadores.
O próximo passo será a criação de Comitês Estaduais em Defesa da Caixa, de forma que se possa reunir o máximo de entidades representativas nesta luta.

Defenda a Caixa você também – O carro-chefe do Comitê Nacional é a campanha “Defenda a Caixa você também”, lançada em 3 de outubro, no Rio de Janeiro, uma iniciativa da Fenae em parceria com as APCEFs e a Contraf-CUT.
Artes e dados sobre a atuação da Caixa já estão disponibilizados no site www.defendaacaixa.com.br para download.

Audiências públicas – para conscientizar trabalhadores da Caixa e a população sobre a importância do banco público, estão acontecendo audiências públicas em todo o país.
Em nosso estado já foram rea- lizados debates em Embu das Artes, Carapicuíba, Barueri, Santo André, Diadema, Araraquara, Osasco, Guarulhos, Americana, Paulínia, Campinas. Na capital, dia 18, aconteceu audiência na Câmara Municipal e, dia 7, na Assembleia Legislativa. Acompanhe nosso site e participe desta luta!

Compartilhe: