A mesa temática de Segurança Bancária com a Fenaban é retomada nesta segunda-feira, dia 24, a partir das 15 horas, em São Paulo, com a Contraf-CUT, federações e sindicatos. O encontro será o primeiro desde o término da Campanha Nacional dos Bancários 2014.

Para o presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando, Carlos Cordeiro, a mesa temática é um espaço importante de debates de questões específicas da categoria, como segurança bancária, saúde do trabalhador, igualdade de oportunidades e terceirização. “Muitas conquistas que hoje integram a convenção coletiva começaram a ser construídas nesse fórum de debates”, afirma.

"Esperamos retomar as discussões sobre as reivindicações dos bancários que buscam garantir mais segurança nos bancos", destaca Ademir Wiederkehr, secretário de Imprensa da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária.

Antes da mesa temática, a Contraf-CUT promove uma reunião do Coletivo Nacional de Segurança Bancária aberta aos integrantes do Comando Nacional dos Bancários, na sede de Federação, com o objetivo de preparar os debates com a Fenaban.

Descaso com a segurança

Na última quarta-feira, dia 19, a Polícia Federal multou 16 bancos em R$ 7,406 milhões por falhas na segurança de agências e postos de atendimento bancário, durante a 103ª reunião da Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada (CCASP), em Brasília.

A Caixa foi multada em R$ 419 milhões.

A última pesquisa nacional sobre mortes em assaltos envolvendo bancos, elaborada pela Contraf-CUT e Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), com base em notícias da imprensa e apoio técnico do Dieese, apurou 32 assassinatos no primeiro semestre de 2014, uma média de 5,33 vítimas fatais por mês, o que representa aumento de 6,7% em relação ao mesmo período de 2013, quando foram registradas 30 mortes. Desde os primeiros seis meses de 2011, o crescimento foi de 39,1%. Em todo o ano passado ocorreram 65 mortes.

"As multas e as mortes em assaltos envolvendo bancos são indicadores de que os bancos têm que tratar com mais responsabilidade a segurança dos estabelecimentos, cumprir a legislação e investir mais em medidas de prevenção para proteger a vida de trabalhadores e clientes", salienta Ademir.

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe: