Desde o fim do ano passado, a APCEF/SP vem promovendo encontros de técnicos bancários em todo o Estado com o objetivo de debater uma campanha pela unificação dos Planos de Cargos e Salários (PCSs) dos escriturários e dos técnicos bancários e pela isonomia de direitos.
Das reuniões com os empregados foram tiradas várias propostas, entre elas a de realização de uma Campanha Nacional pela Unificação dos Planos de Cargos e Salários e pela equiparação de direitos dos empregados da Caixa, que abrange três principais itens:
– unificação das carreiras de escriturário e técnico bancário em um PCS;
– promoção anual por merecimento, com distribuição de deltas para todos os empregados;
– isonomia de direitos dos técnicos bancários e dos escriturários. Nesse item busca-se a igualdade de direitos em dois aspectos, nos quais os técnicos bancários não estão inseridos: licença-prêmio – que corresponde a 18 dias por ano que o empregado tem direito a usufruir em dias ou converter em espécie – e Adicional por Tempo de Serviço (ATS), o chamado anuênio – que estabelece um porcentual de 1% sobre o salário-base por ano trabalhado.

• APCEF/SP apresenta proposta para Contraf-CUT e CEE-Caixa

Em março, a diretoria da APCEF/SP esteve reunida com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Vagner Freitas, e com o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa), Plínio Pavão, para apresentar os resultados dos debates feitos em todo o Estado por meio dos encontros promovidos pela Associação.
A Campanha foi aprovada pela Contraf-CUT e, como primeira atividade, foi realizado um ato de apoio ao Projeto de Lei nº 6.259/2005, de autoria do então deputado (agora senador) Inácio Arruda juntamente com o deputado Daniel Almeida – ambos do PCdoB -, em 17 de abril.
O Projeto de Lei garante a isonomia salarial, de benefícios e de vantagens entre os empregados de diversos bancos públicos, como a Caixa, por exemplo.

• Abaixo-assinado pela isonomia de direitos

O ato, realizado em Brasília, foi marcado pelo lançamento de um abaixo-assinado em apoio ao Projeto de Lei. “Desde que essas distorções começaram, os bancários lutam pela isonomia nos bancos públicos. O Projeto de Lei está muito bem fundamentado e a sua aprovação amenizará os problemas dos trabalhadores” – afirmou Vagner Freitas.
No fim de 2006, a diretoria da APCEF/SP entregou um abaixo-assinado com mais de 5 mil subscrições de empregados da Caixa ao então deputado Inácio Arruda com o mesmo objetivo.
“Os empregados que não participaram da iniciativa da APCEF/SP no ano passado e que queiram engajar-se em mais essa luta pelos direitos dos trabalhadores devem subscrever o documento” – incentivou a diretora-presidente da Associação, Fabiana Matheus.
O abaixo-assinado da Contraf-CUT está disponibilizado no link abaixo.

• Recolocação do Projeto de Lei no Congresso

Em contato com a assessoria do atual senador Inácio Arruda, no início deste ano, a APCEF/SP foi informada que o Projeto de Lei havia sido arquivado no fim do mandato dos deputados em 2006, após não conseguir parecer nas comissões da Câmara Federal.
“Nossa luta é, também, pela recolocação do Projeto em pauta no Congresso. Diversos parlamentares estão engajados nessa luta. O senador Inácio Arruda, inclusive, comprometeu-se a levar o assunto ao Senado. Temos de fazer nossa parte. Agora, com o apoio de todos os bancos – públicos e privados – na Campanha Nacional da Contraf-CUT, estaremos ainda mais fortalecidos” – finalizou Fabiana Matheus.

Abaixo-assinado pela isonomia nos bancos públicos

Compartilhe: