Na reunião ordinária que realizou em 12 de setembro, em Brasília, os membros eleitos do Conselho Deliberativo da Funcef cobraram da Diretoria Executiva informações sobre o FIDC-Bancoop 1, um fundo de investimento que compõe a carteira da Fundação e que recentemente foi assunto na imprensa.
Na ocasião, o diretor de Finanças Demósthenes Marques explicou que a aplicação nesse fundo foi feita em 2005, época em que o investimento foi considerado de baixo risco (com avaliação AA).
De acordo com Demósthenes Marques, embora a avaliação de risco do investimento tenha sofrido uma queda (BB), a rentabilidade do fundo é a esperada (IGPM mais 12,6% ao ano), sendo que, para o diretor, não há qualquer perspectiva de prejuízo para a Funcef. Atualmente, o total do fundo é de R$ 27 milhões, com saldo de R$ 7 milhões para a Fundação.
O investimento tem dado retorno positivo, acima da meta atuarial: a Bancoop 1, inclusive, vem efetuando pagamentos regularmente. Para esclarecer o assunto, a Diretoria Executiva da Funcef comprometeu-se a publicar uma nota oficial com todas as informações.
Além desse assunto, o diretor de Planejamento e Controle da Funcef, Antônio Bráulio de Carvalho, mostrou aos participantes da reunião os dados referentes a informações corporativas (julho de 2007), incluindo indicadores patrimoniais, quadro funcional e valor dos fundos.
Em seguida, o diretor de administração Sérgio Francisco da Silva e o representante do programa PAR, Evanildo Barros Júnior, apresentaram a proposta do Credinâmico. Trata-se de um novo serviço que visa a incrementar um benefício que a Funcef já oferece aos participantes, que é o crédito consignado.
Com o Credinâmico, o associado da Funcef poderá acessar esse benefício por meio de um portal na internet e de pontos de contato espalhados pelo País. A proposta inclui, além do crédito na conta corrente do participante, produtos e serviços que terão prestações com valores bem abaixo dos praticados pelo mercado.
A implementação do Credinâmico está prevista para a segunda metade de novembro. A deliberação sobre a proposta será feita na próxima reunião do Conselho Deliberativo, prevista para 26 de setembro, quarta-feira.
Nessa reunião extraordinária, além da proposta do Credinâmico, o Conselho Deliberativo discutirá pontos como reestruturação de diretorias, alteração no regulamento do plano de benefícios REG/Replan (critério de fixação do porcentual de benefícios, aposentadoria proporcional, mulheres pré-78, atualização dos cálculos atua-riais), relatório de atividades de auditoria, planejamento estratégico e plano de custeio do REG/Replan, além da proposta de reabertura do Saldamento.

Compartilhe: