O Conselho Deliberativo da Funcef aprovou, durante reunião realizada nesta quinta-feira, dia 9 de dezembro, em Brasília, a Programação Econômico-Financeira para o próximo ano (PEF 2011), o Plano Anual de Auditoria Interna (PAAI 2011) e o balancete referente a setembro de 2010.

O CD se posicionou favorável também ao cronograma de reuniões dos comitês de assessoramento técnico para 2011. A Funcef tem quatro comitês paritários: Benefícios, Ética, Investimentos e Qualidade das Informações Contábeis e de Auditoria.

Estes comitês foram criados em 24 de setembro de 2008 e representam avanço no processo de democratização das instâncias de gestão da Funcef, a partir da intervenção do movimento associativo e sindical no âmbito da instituição.

A reunião do Conselho Deliberativo da Funcef foi aberta com a posse do suplente de conselheiro indicado, Tiago Nunes de Freitas Dahdah. Ele é suplente do conselheiro Esteves Pedro Colnago Júnior.

Em seguida, foi realizada uma apresentação sobre a PEF 2011. A proposta estabelece projeções de investimentos, despesas e custeio da Fundação para o próximo ano.

A conselheira eleita e diretora vice-presidente da Fenae, Fabiana Matheus registrou, durante o CD, o recebimento do “Selo Pró-Equidade de Gênero” pela Funcef, durante solenidade ocorrida na última quarta-feira, dia 8 de dezembro. O prêmio é uma iniciativa conjunta da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, que visa estimular práticas de gestão que promovam a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no ambiente de trabalho.

“Essa premiação é um reconhecimento do trabalho que o comitê pró-equidade vem realizando. Deve servir de inspiração para melhorar ainda mais, até que um dia esse selo deixe de ser necessário porque passou a fazer parte da vida das empresas a questão da equidade”, ressaltou a conselheira eleita.

A Funcef recebeu o selo pela primeira vez, já que aderiu ao programa no ano passado. Foi por iniciativa da conselheira deliberativa eleita e diretora vice-presidente da Fenae que o Conselho Deliberativo da Funcef aprovou a adesão da Fundação ao programa pró-equidade.

INCORPORAÇÃO DO REB

O presidente do CD, Marcus Vasconcelos, informou os membros do Conselho sobre a carta que o presidente da Funcef, Guilherme Lacerda, encaminhou à presidência da Caixa Econômica Federal alertando sobre os problemas provocados pela demora na incorporação do Reb ao Novo Plano.

Segundo ele, a direção da empresa informou que está realizando gestões junto ao Ministério da Fazenda, no sentindo de agilizar o processo. Vasconcelos disse ainda que a presidente da Caixa, Maria Fernanda Coelho, deverá ter uma reunião, possivelmente, segunda-feira no ministério para tratar da questão.

A necessidade de proceder a referida incorporação foi colocada desde a conclusão da proposta de saldamento e adesão para o Novo Plano. Aprovada nas instâncias da Fundação e da Caixa, em 2009, está em análise na Secretaria do Tesouro Nacional, órgão subordinado ao Ministério da Fazenda.

A próxima reunião do Conselho Deliberativo, dessa vez extraordinária, ficou marcada para o dia 29 de dezembro.

Compartilhe: