Da Agência Fenae

Cerca de 350 pessoas participaram, no primeiro fim de semana de abril, em São Paulo, do 5º congresso nacional da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar), que reconduziu José Ricardo Sasseron (Previ – fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil) para a presidência da entidade. Os nomes para os demais cargos da nova diretoria eleita para o triênio 2004/2007 serão escolhidos na primeira reunião do conselho deliberativo da Anapar, a ser realizada em breve.
O 5º congresso, sob o tema “Mais e melhores fundos de pensão”, definiu as estratégias de atuação da Anapar para 2004, com prioridade para a retomada da luta pela democratização dos fundos de pensão e da campanha de filiação. Dirigentes sindicais vinculados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) serão convocados a se filiar à Anapar.
No evento, reafirmou-se ainda a necessidade de que os diretores e membros dos conselhos deliberativo e fiscal dos fundos de pensão sejam eleitos por voto direto dos participantes desses fundos, de modo a que o controle das entidades fechadas de previdência complementar seja compartilhado entre trabalhadores e empresas patrocinadoras.
Outros assuntos abordados pelo 5º congresso nacional da Anapar foram perspectivas da previdência social, eventuais mudanças na Secretaria de Previdência Complementar (SPC), governança dos fundos de pensão e parcerias público-privadas (PPPs). Participaram do evento Adacir Reis (titular da SPC), Vicente Gonzales Catalá (professor da Universidade Federal de Alcalá/Espanha e membro da OISS – Organização Ibero-Americana de Seguridade Social), Helmut Schwarzer (secretário de previdência do Ministério da Previdência e Assistência Social) e Sérgio Rosa (presidente da Previ), entre outros.
A assembléia anual da Anapar, realizada durante o 5º congresso, aprovou as contas da entidade e deliberou sobre o planejamento para este ano.
O diretor de Aposentados da APCEF/SP e membro do Conselho Fiscal da Funcef, Moysés Leiner, esteve presente ao evento.

Compartilhe: