Lutar por melhores condições de trabalho, encaminhar as reivindicações dos trabalhadores e exigir soluções da Caixa são algumas das incansáveis atividades dos representantes dos empregados do banco.

Assim como nas reuniões que ocorreram com os superintendentes das SRs Ipiranga, Santo Amaro e Pinheiros, aconteceu na terça-feira, 19 de fevereiro, um encontro com o vice-presidente da Vigan, José Henrique da Cruz, e o superintendente da SR Paulista, Paulo Galli, no qual a diretoria da APCEF e os representantes do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região apresentaram os principais problemas apontados pelos próprios empregados em suas unidades.

“Se o objetivo da Caixa é fortalecer-se e ser um dos principais bancos do País, deve primeiramente solucionar seus problemas internos para depois ampliar sua rede de atendimento e de prestação de serviços”, destacou o diretor-presidente da APCEF, Sérgio Takemoto. Confira alguns pontos debatidos na reunião:

• Atendimento – recentemente foi implantado um novo modelo de pré-atendimento nas unidades da Caixa, com o objetivo de reduzir as filas e fazer uma triagem mais qualificada. Os empregados abordam o cliente ainda na calçada, do lado de fora da agência e sem qualquer segurança. “Insistimos com a direção da Caixa que é preciso contratar mais empregados e não ‘empurrar’ a demanda de atendimento para os postos e lotéricas”, disse o diretor da APCEF, Rafael de Castro.

• Estrutura física – as unidades continuam apresentando inúmeros problemas de estrutura, sendo as falhas nos sistemas de refrigeração uma das principais. Os empregados e os clientes sofrem em ambientes abafados, especialmente nos dias mais quentes. Muitos encaminhamentos já foram feitos pela APCEF, porém, as promessas de soluções continuam não sendo cumpridas pelos departamentos responsáveis. “Será contratada uma empresa para fiscalizar se os investimentos em melhorias nas unidades estão sendo aplicados”, comprometeu-se o vice-presidente.

• Estágio probatório – a fase de adaptação dos novos empregados na Caixa está sendo atropelada. Durante esse período, os empregados estão enfrentando inúmeras situações estressantes e recebendo pouco suporte. “Revisamos o treinamento de integração e estamos preocupados com essa possibilidade de um empregado estar sendo mal treinado. Vou olhar novamente essa questão da integração”, disse José Henrique.

• Novas agências – uma das prioridades da Caixa é o atendimento, sendo assim, o vice-presidente reconheceu que em algumas unidades há falta de empregados. Atendendo as inúmeras solicitações da APCEF, em mais de cem agências já ocorreram uma reestruturação e empregados foram alocados. “Não vamos buscar resultados precarizando o atendimento. Este tema é o nosso foco neste ano”, reafirmou o vice-presidente da Vigan. Os representantes dos empregados vão cobrar que um bom atendimento seja garantido. “Para isso é preciso mais empregados, sistemas eficientes e melhores condições de trabalho”, destacou o diretor da APCEF, Leonardo Quadros.

• Carreira – de acordo com o vice-presidente da Caixa, há uma preocupação em relação à sucessão para a ocupação de cargos com a abertura de novas agências. “Hoje, 60% dos empregados tem menos de 10 anos na Caixa e talvez não conheçam, ainda, todos os processos do banco”, avaliou José Henrique. “Entendemos que a expansão da Caixa e as oportunidades que são criadas para os empregados são importantes, porém, exigimos que eles recebam acompanhamento e treinamentos para assumir novos cargos”, disse o diretor-presidente da APCEF.

• Sisag – “Recebemos a informação de que existem diversos apontamentos sobre os problemas causados na implantação do Sistema de Automoção de Produtos e Serviços de Agências (Sisag)”, destacou o vice-presidente da Vigan. Diante desta constatação a direção da Caixa deverá entrar em contato com a Gerência Nacional de Padrões para Retaguarda (Genap) – responsável pelo gerenciamento e implantação do programa – para averiguar todas as dificuldades e tomar providências.

Ao final, o vice-presidente destacou a importância da reunião. “Acho muito importante estar em contato com vocês e, em conversas como essa, a gente consegue ter informações de assuntos que muitas vezes nem chegam ao nosso conhecimento”, disse José Henrique. O vice-presidente comprometeu-se a verificar todas as questões abordadas no encontro e a dar retorno aos representantes dos empregados.

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