Definida a programação do seminário sobre o Saúde Caixa, que ocorrerá no Hotel San Marco, em Brasília (DF), nos dias 23 e 24 de julho. Participarão do encontro integrantes da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), os membros do GT Saúde Caixa e do Conselho de Usuários do plano de saúde dos empregados da Caixa Econômica Federal. 

Um dos assuntos em discussão, no evento, será o superávit do Saúde Caixa. No Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2015, a Caixa se comprometeu a apresentar a metodologia de destinação dos recursos excedentes do plano de saúde até 15 de dezembro de 2014, o que não aconteceu.
 
Após a prorrogação por duas vezes deste prazo, devido a inconsistência dos dados apresentados pelos representantes do banco no GT Saúde Caixa, uma proposta de utilização do superávit foi referendada na última negociação da mesa permanente, ocorrida em 26 de maio. “Nosso objetivo sempre foi construir uma proposta sustentável para o plano e que gere benefícios aos seus usuários”, destacou a coordenadora da Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa-Contraf/CUT), Fabiana Matheus.
 
A metodologia proposta pelo Grupo de Trabalho, que tem representantes da empresa e dos trabalhadores e iniciou as discussões sobre o superávit em 30 de outubro do ano passado, prevê três medidas: redução da coparticipação de 20% para 15%, estudo para estender aos dependentes dos beneficiários um dos programas de promoção a saúde utilizados pelo banco e a remoção por ambulância em situações de emergência.
 
No seminário, representantes da CEE/Caixa e GT Saúde Caixa passarão informes sobre o andamento das negociações da destinação do superávit do Saúde Caixa. “O Conselho de Usuários e a CEE/GT-Saúde Caixa são instâncias que, embora discutam o mesmo tema, tem papeis diferentes. O Conselho é responsável pelo acompanhamento da gestão do plano e o GT é uma extensão da mesa permanente, portanto tem caráter de negociação, mas não deliberativo, essa função cabe à CEE. O seminário é importante, pois o trabalho das diferentes instâncias se complementam e elas devem atuar de maneira perfeitamente alinhada para que possamos ter avanços Saúde Caixa", destaca Plínio Pavão, integrante do GT Saúde Caixa.
 
Programação
 
A abertura do seminário será às 9h15 do dia 23. Em seguida, o GT Saúde Caixa fará um raio-X do plano, com foco no histórico das negociações e funcionamento. Confira a programação completa:
 
23/07
 
9h – Recepção dos participantes
9h15 – Abertura
9h30 – Raio-X do Saúde Caixa: histórico das negociações e funcionamento do plano (GT-Saúde Caixa)
10h15 – Debate
11h – O que é a Unidas e em que ela pode ajudar os usuários do Saúde Caixa? (Aparecida Diogo, diretora da Unidas)
11h45 – Debate
12h30 – Almoço
14h – Papel do Conselho de Usuários / Análise do Regimento e propostas de alteração / Relacionamento com os Comitês de Acompanhamento de Rede Credenciada (CEE/Caixa e GT Saúde Caixa)
16h30 – Intervalo para café
17h – Informes sobre as negociações da destinação do superávit do Saúde Caixa (CEE/Caixa e GT Saúde Caixa)
18h – Final dos trabalhos do dia
 
24/07
 
9h – Análise dos relatórios financeiro e atuarial 2014/2015 (Dra. Marília Castro, atuária assessora do GT Saúde Caixa)
10h – Debate
11h – Desafios para a utilização do superávit do Saúde Caixa (Dr. Albucacis de Castro, médico e especialista em planos de saúde, assessor do GT Saúde Caixa)
12h – Debate
13h – Almoço
14h30 – Análise das resoluções sobre o Saúde Caixa aprovadas no 31° Conecef e da Cláusula 26 do ACT 2014/2015 (CEE/Caixa e GT Saúde Caixa)
16h – Encaminhamentos
17h – Encerramento
 
Fonte: Fenae Net
Compartilhe: