O primeiro dia de reunião do Conselho Deliberativo Nacional da Fenae começou com uma homenagem a dois presidentes de Apcefs que estão encerrando os seus mandatos e não concorrem à reeleição. Laércio Alencar, do Ceará, e Jorge do Nascimento Cordeiro, do Maranhão, receberam do presidente da Fenae, Pedro Eugenio, um certificado pela participação no CDN e reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos para promover o bem estar social dos empregados da Caixa.

Após a homenagem, Pedro Eugenio destacou que estava sendo realizada a última reunião do Conselho Deliberativo na atual gestão e que a Diretoria Executiva da Fenae se sentia orgulhosa por ter conseguido cumprir todos os compromissos assumidos durante a campanha e na primeira reunião do CDN após a posse.

“Nesses três anos de gestão, todas as 27 Apcefs receberam algum tipo de investimento da Fenae. Muitas mudaram totalmente as suas sedes”, enfatizou Pedro Eugenio. Dentre os exemplos citados por ele está a associação de Goiás, que sedia até este sábado, dia 4 de dezembro, o Música Fenae 2010.

Sua sede passou por uma transformação com reforma dos salões de festa e a inauguração de um bistrô cultural que promete se tornar um ponto de encontro dos associados goianos e de promoção de atividades culturais.

Até o término da gestão, serão inaugurados ainda os ginásios do Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Santa Catarina, uma piscina na Apcef do Acre, o hotel fazenda em Avaré (SP), entre outras melhorias nas estruturas das associações.

O primeiro ponto da pauta da reunião do CDN foi o Mundo Caixa. Duda Scartezini, diretor-executivo do Programa PAR, fez um balanço de 2010 destacando as ações de relacionamento com o pessoal da Caixa. Ele citou, dentre outras, a Campanha Natal Amigo 2010 que dará dois carros, um deles doado pela Fenae para ser sorteado apenas com os associados das Apcefs.

Duda falou também sobre o projeto “Eu Faço Cultura”, que este ano bateu recorde de público. Cerca de 120 mil pessoas já assistiram aos shows realizados em mais de 30 cidades.

Mais de 900 pessoas participaram das oficinas de música, outra atividade desenvolvida durante as semanas culturais do EFC. Este ano, o projeto inovou abrangendo também alunos de seis escolas públicas que receberam material didático e tiveram aulas com professores capacitados.

O “Eu Faço Cultura” realizou também ações voltadas para responsabilidade social e preservação do meio ambiente. Foram firmadas parcerias com cooperativas de catadores, visando assegurar a reciclagem do lixo produzido durante os shows.

Em setembro, o projeto deu início a sua principal ação de sustentabilidade: realizar o plantio de 4.200 árvores para contribuir com a diminuição de gases de efeito estufa nos eventos. A ação está em andamento na região do Alto Vale do Itajaí, área degradada, indicada por especialistas.

O diretor-executivo do Grupo PAR destacou também, durante a sua apresentação, o Movimento Cultural do Pessoal da Caixa (MCPC), que em 2010 já bateu recorde de adesão, superando a meta inicial de 12 mil participantes. O último levantamento feito indica que já foram realizadas 13.110 doações. Os recursos do MCPC são utilizados para financiar o projeto “Eu Faço Cultura”.

O outro ponto debatido durante a reunião do CDN foi campanha salarial e negociações permanentes 2010. O presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, fez um relato sobre o planejamento da campanha, iniciado pela consulta aos bancários para saber suas principais reivindicações, passando pela realização das conferências regionais, depois a conferência nacional, até fechar a pauta encaminhada aos banqueiros e por último a definição de uma calendário de negociações.

Cordeiro reafirmou que a greve realizada pelos bancários em 2010 foi a maior dos últimos 20 anos. A categoria conseguiu fechar em torno de 8.200 agências. Para ele, a unidade do movimento grevista e a mesa única de negociação foram fundamentais para a categoria conseguir o maior reajuste da história e outras conquistas importantes como elevação do piso, PLR social entre outras.

O presidente da Contraf-CUT agracedeu o apoio que a confederação tem recebido da Fenae e das associações nos debates e nas mobilizações da categoria bancária.

A reunião do CDN será encerrada nesta sexta-feira, dia 3 de dezembro. Neste último dia, serão debatidos os seguintes pontos: Funcef, orçamento e planejamento estratégico.

Fonte: Fenae

Compartilhe: