Dentre as reivindicações dos empregados na campanha nacional deste ano – que teve início em agosto – estão itens que contemplam especificamente os aposentados, tais como recomposição do poder de compra dos benefícios; extensão do auxílio- -alimentação e da cesta-alimentação a todos os aposentados e pensionistas; ampliação dos credenciados do Saúde Caixa; eliminação do voto de minerva nas instâncias de gestão da Funcef.
Os itens relacionados à conquista de direitos dos aposentados foram debatidos e aprovados durante o 26º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), em maio, e constam da pauta de reivindicações específicas, entregue em 16 de julho à direção do banco.

Auxílio-alimentação e Saúde Caixa
Entre as principais reivindicações desta campanha, relacionadas aos aposentados, estão o pagamento do auxílio-alimentação e a ampliação de credenciados do Saúde Caixa.
O auxílio-alimentação para os aposentados foi conquistado em 1975. O direito vigorou até 8 de fevereiro de 1995, quando foi suprimido pelo governo de Fernando Henrique Cardoso, cuja política para os bancos públicos era de desmonte e privatização, com ataques aos direitos dos trabalhadores.
Com a convicção de que o tíquete constitui um direito de todos que ingressaram na Caixa antes de sua extinção, as entidades associativas e sindicais incluíram o retorno do benefício entre suas reivindicações.
Ao constatar a fragilidade de sua posição na batalha judicial em torno do assunto, a empresa viu-se forçada a negociar. Em 2005, o direito ao tíquete foi restabelecido aos que se aposentaram até 1995. No entanto, aqueles que ingressaram com ações judiciais pelo direito ao tíquete e perderam e, também, os que se aposentaram após 1995 ficaram de fora do acordo.
Na cláusula 35 do Acordo Coletivo 2008/2009, a Caixa comprometeu-se a apresentar proposta que contemplasse com “conciliação de demandas relacionadas ao benefício auxílio-alimentação” aqueles que ingressaram na empresa antes de 1995 e venham a se aposentar e se desligar do banco. Só que, até agora, nada foi resolvido.
Quanto ao Saúde Caixa, o problema – que atinge todos os trabalhadores, inclusive os aposentados – é a falta de credenciados. São muitas as reclamações relacionadas aos serviços oferecidos pelo plano. “Nossa luta busca garantir direitos para todos os trabalhadores, mesmo que eles não façam mais parte do dia a dia da Caixa”, esclareceu o diretor- -presidente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto.

Compartilhe: