Fotos: Paulo Pepe – Seeb/SP

Com a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria bancária, em 20 de outubro, foi encerrada a campanha nacional deste ano.
Uma campanha nacional considerada vitoriosa, depois de 15 dias da maior greve da categoria dos últimos 20 anos, que chegou a paralisar 8.280 agências de bancos públicos e privados em todo o País.
“A Convenção Coletiva sacramenta o melhor acordo conseguido nas últimas duas décadas, com a força e a unidade nacional dos bancários, que paralisaram bancos públicos e privados em todo o País. Foi uma campanha muito bonita, a qual entrará para a história da categoria”, afirmou o presidente da Contraf- -CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, Carlos Cordeiro.
Na Caixa, as conquistas também foram importantes e históricas, com um reajuste de 7,5% tanto no salário como nas demais verbas (aumento real de mais de 3%), o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) Social – que corresponde a 4% do lucro líquido da Caixa -, a elevação do piso de ingresso no banco e a distribuição de um delta, entre outros itens.
Para os aposentados, apesar de a direção da Caixa ainda se negar a atender à principal reivindicação – a extensão do auxílio-alimentação para todos -, houve importantes conquistas, tais como:
– inclusão dos empregados, aposentados e pensionistas no programa de relacionamento para a redução dos juros do cheque especial;
– inclusão, como dependente direto do Saúde Caixa, do filho maior de 21 anos com deficiência permanente e incapaz;
– frequência bimestral para as reuniões dos comitês de acompanhamento do credenciamento e descredenciamento do Saúde Caixa;
– elevação do auxílio para escola especializada para filho deficiente, de R$ 150 para R$ 261,33;
– isenção de anuidade dos cartões de crédito Mastercard e Visa nas modalidades existentes em 1º de setembro;
– ampliação da idade da criança adotada na licença-adoção de 8 anos incompletos para 12 anos incompletos.
“Quanto ao tíquete-alimentação para todos os aposentados, apesar da postura intransigente adotada pela direção do banco, o item continuará a ser debatido nas rodadas de negociações permanentes entre a direção da Caixa e os representantes dos empregados”, destacou o diretor-presidente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto.

> Clique aqui e cadastre seu e-mail para receber informações sobre as atividades organizadas especialmente para os aposentados e pensionistas.

> Clique aqui para enviar reclamações ou sugestões referentes ao Saúde Caixa. 

Compartilhe: