Em resposta à solicitação feita pelo Ministério Público do Trabalho de um cronograma de contratação dos aprovados no concurso público de 2014, a direção da Caixa encaminhou ofício, em 23 de novembro, no qual descreve a quantidade de bancários convocados até dezembro de 2014 e informa que “não há expectativa de haver contratações”.

“Parece que a direção do banco não enxerga a dificuldade enfrentada pelos empregados no dia a dia”, indigna-se o diretor-presidente da APCEF/SP, Kardec de Jesus Bezerra. “Há filas imensas nas unidades, os empregados extrapolam frequentemente a jornada, o número de afastamentos cresce a cada dia, o banco é campeão de reclamações no Banco Central, tudo consequência da falta de trabalhadores”, explica.

O Ministério Público do Trabalho deu prazo de 20 dias para a Caixa apresentar o cronograma de contratações ou estudo que dimensione as admissões que serão feitas até dezembro deste ano, como prevê a cláusula 50 do ACT 2014/2015, ou até junho de 2016, quando termina a validade do concurso.

O prazo foi determinado pelo procurador Carlos Eduardo Carvalho Brisolla, da Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Regional, em audiência realizada em 5 de novembro.
Em 2014, a Caixa realizou um dos maiores concursos públicos da história, com a aprovação de 32.879 candidatos. Apenas 3.182 foram convocados (9,67% do total) e apenas 2.482 admitidos (7,54% do total).
O lucro liquido do banco comprova que há condições de contratar: R$ 6,5 bilhões nos primeiros nove meses deste ano, crescimento de 23,3% comparado ao mesmo período do ano passado. “A contratação melhoraria o atendimento à população, diminuiria a sobrecarga e o resultado do banco poderia ser até melhor”, explica o diretor-presidente.

As entidades representativas dos bancários estão intensificando a campanha “Mais empregados para a Caixa, mais Caixa para o Brasil”.
Faça sua parte: colha assinaturas em um abaixo-assinado que pede mais trabalhadores para o banco. O documento está disponível em nosso site: www.apcefsp.org.br. Informações, ligue (11) 3017-8315.

Compartilhe: