De acordo com compromisso assumido junto aos representantes dos empregados no grupo de trabalho sobre saúde (GT Saúde), a direção da Caixa deve apresentar, ainda nesta semana – em 29 de abril -, os resultados obtidos pelo Saúde Caixa após a conclusão da contingência – que corresponde ao período de março de 2005 a março de 2007 em que os registros de entrada e saída de recursos do plano de saúde ficaram sem processamento de dados.
O debate sobre essa questão era para ter ocorrido na última reunião do GT Saúde, mas foi adiado uma vez mais pela empresa.
“O Saúde Caixa, atualmente, apresenta um superávit expressivo, resultado da contribuição dos empregados. O que precisamos apurar é justamente esse número e exigir que a Caixa aporte a sua parte. A partir de então, passaremos a discutir que destino será dado a esses valores”, afirmou o secretário de Saúde da Contraf-CUT e empregado da Caixa, Plínio Pavão. 

• Outras pendências
Durante as reuniões ocorridas em 13 e 14 de abril, Plínio Pavão criticou a conduta do banco quanto às normas de acidente de trabalho (RH 052) e à licença para tratamento de saúde (RH 025). Para ele, o banco efetuou diversas alterações unilaterais que prejudicam os empregados.
Diante disso, os representantes dos trabalhadores recusaram-se a negociar, exigindo a revogação das atuais versões e o resgate das redações acertadas em 2004. Somente a partir daí, serão retomados os debates.
Como a proposta não foi aceita pelos representantes da Caixa, o tema foi apresentado pelos trabalhadores, como denúncia, na mesa de negociação entre a Contraf-CUT e os representantes do banco, realizada em 15 de abril.
Na ocasião, a representação nacional dos trabalhadores exigiu que a empresa respeite o compromisso assumido de que normas negociadas não serão alteradas unilateralmente. A comissão de negociação da Caixa ficou de estudar o tema e trazer uma resposta no próximo encontro.

• Comitê de acompanhamento
Em 19 de abril, os membros do comitê de acompanhamento da rede credenciada do Saúde Caixa realizaram a primeira reunião no âmbito da Gipes/SP.
Na ocasião, os representantes dos empregados – entre eles, o diretor da APCEF/SP Gledson Sousa – ressaltaram a falta de profissionais credenciados na Grande São Paulo, com destaque para a zona leste da capital.
Cobraram, ainda, a atualização do cadastro do Saúde Caixa no site, já que muitos telefones e endereços estão incorretos.

• Contribua para os trabalhos
Envie, para a APCEF/SP, as demandas relativas ao credenciamento do Saúde Caixa na sua região pelo e-mail: sindical@apcefsp.org.br.

Compartilhe: