A Caixa anunciou o pagamento da PLR para esta sexta-feira (25). A Contraf, por meio de ofícios, solicitou a antecipação do pagamento. “A direção da Caixa tenta transformar uma conquista em uma benesse de sua gestão, mas os empregados sabem que essa é a PLR é fruto da luta. Pagá-la em sua integralidade (e não como foi feito no ano passado) é uma obrigação do banco, porque está no nosso acordo coletivo”, salientou Sergio Takemoto, presidente da Fenae.

A coordenadora da Comissão de Empregados da Caixa (CEE/Caixa), Fabiana Uehara, avalia que o lucro recorde da Caixa de R$ 17 bilhões evidencia a sobrecarga e o assédio moral sobre os empregados. “Mesmo em um quadro de fechamento de agências, pandemia, falta de pessoal e condições de trabalho, o nosso esforço fez a diferença e deve ser recompensado e valorizado. Mas precisamos refletir sobre o que está por trás desses números. Se continuar a política de venda de ativos, a empresa pode não sobreviver e por isso a luta contra a privatizações das operações e venda de ativos devem ser fortalecidos cada vez mais” afirma ela.

Sobre o elevado lucro apresentado, Fabiana ressalta que R$ 7,2 bilhões (41,7% do valor) são de fontes não recorrentes e da venda de ativos rentáveis, como as ações do Banco Pan e da Caixa Seguridade. “Para os empregados, a consequência é o crescimento das metas, a escalada da pressão por seu cumprimento e mais casos de ameaças e de assédio sobre os empregados”, critica a dirigente.

“Continuamos vigilantes na defesa da Caixa 100% Pública, na defesa dos direitos e condições de trabalho dignas. Se a Caixa é o que é, isso é devido ao seu corpo funcional, que é aguerrido e, mesmo com uma direção que não os valoriza, continua entregando resultados, não só pra Caixa mas pra toda a sociedade”, finaliza.

Sobre a PLR

O Bradesco realizou o pagamento da PLR no dia 11 de fevereiro; Itaú, Safra, e Santander informaram que o crédito será no dia 25 de fevereiro. Banco do Brasil vai pagar no dia 11 de março. Os bancos públicos têm até o dia 31 de março para fazer o pagamento, no entanto, muitas vezes atendem à solicitação da Contraf para antecipar o crédito.

A categoria bancária foi a primeira no Brasil a conquistar participação no lucro das empresas. Desde 1995, a CCT determina o pagamento da PLR pelos bancos.

De acordo com a CCT, todas as instituições financeiras que apresentaram lucro estão obrigadas a pagar a PLR, com exceção das que tiveram prejuízo em 2021.

Compartilhe: