Desde que a Superintendência Nacional de Gestão de Pessoas (Supes) divulgou a nova sistemática do Bancop para provimento de vaga de gerente júnior, no segundo semestre deste ano, muitos empregados têm entrado em contato com a APCEF/SP demonstrando insatisfação e indignação com os critérios adotados.
A principal alteração foi a retirada da prova de conhecimento dos critérios de avaliação. Tal procedimento da direção da Caixa deixou de lado todo um debate que estava sendo realizado pelos participantes do grupo de trabalho sobre o Processo Seletivo Interno (GT PSI).
“Consideramos que a prova de conhecimento na sistemática do Bancop é um dos meios mais democráticos e transparentes de classificação do empregado” – comentou a diretora-presidente da APCEF/SP e uma das representantes dos trabalhadores no GT, Fabiana Matheus.

• Etapas

Os critérios de avaliação, de acordo com a nova sistemática, passam pela análise curricular e funcional do empregado, pelo Comitê de Avaliação Especial (CAE) e pelo curso de preparação básica.
No caso da avaliação curricular e funcional, a etapa é considerada classificatória e eliminatória pelo Bancop. Quanto ao curso de preparação básica, esse depende de indicação do CAE. A não-indicação significa a exclusão do empregado do processo seletivo.

• Reclamações e denúncias

As mudanças têm gerado uma série de reclamações e até de denúncias. “Alguns empregados têm denunciado o CAE. De acordo com informações, os ENs têm utilizado, como critério para a seleção, a venda de produtos. A Associação está acompanhando as denúncias e vai apurar todos os fatos” – comentou a diretora-presidente da APCEF/SP.
Veja, abaixo, trechos de algumas reclamações dos empregados que chegaram à APCEF/SP:
“Tenho 23 anos de Caixa, já fui gerente e hoje sou eventual de gerente. Inscrevi-me no Bancop na certeza de ser classificado, mas fiz apenas 21,5 pontos no total. O que me prejudicou foi o fato de que tive 0,5 ponto na Trilha de Desenvolvimento, onde foram computados os cursos por meio da Universidade Caixa. Um curso universitário vale, no máximo, 5 pontos e a Trilha vale 30! Não é um disparate?” – e-mail enviado em 31 de agosto.
“A respeito do recente PSI para gerente júnior, achei, no mínimo, humilhante e revoltante a postura da Caixa em nos pontuar – empregados de Reret e Retpv – em zero ponto no quesito lotação EN/PV. Como valorizar nosso trabalho de atendimento, suporte, apoio a empregados e gerentes que nos solicitam o dia todo? Isso quer dizer que não podemos jamais pensar em ascenção profissional” – e-mail enviado em 24 de agosto.
“Os critérios para pontuação na etapa de análise curricular e funcional tiveram como parâmetro os últimos cinco anos. Questionei a Geret01 sobre o motivo da não-utilização do currículo integral do empregado. Fiquei completamente indignado com a resposta recebida: ‘atualmente temos na Caixa diversos colegas que solicitaram a demissão e retornaram por novo concurso público… A finalidade do item é especificar que o contrato anterior firmado com a empresa não será considerado’. Ora, e os empregados – como no meu caso, sem interrupção e com substituições e efetivo exercício de funções como Caex a serem considerados para a devida classificação – não foram prejudicados, ou melhor, injustiçados?!! – e-mail enviado em 6 de setembro.
Se você sentir-se prejudicado com as formas de avaliação do Bancop, entre em contato com a diretoria da APCEF/SP, ligue (11) 3017-8322, 3017-8324 ou envie e-mail para: diretoria@apcefsp.org.br.

• Enquete

A APCEF/SP disponibilizou, em sua página na internet, no período de 8 a 20 de setembro, uma enquete sobre a nova sistemática do Bancop. Confira o resultado abaixo:
– O que você achou da nova sistemática do Bancop para provimento de vaga para gerente júnior?
• melhorou – 53 votos – 29,94%.
• piorou – 66 votos – 37,29%.
• não tenho opinião – 58 votos – 32,77%.
Total: 177 votos – 100%.

Compartilhe: