Bancários em todo o Brasil irão paralisar as atividades neste dia 30 de setembro, terça-feira. A decisão foi tomada pela maioria das assembléias realizadas nesta segunda-feira, que seguiram a orientação do Comando Nacional dos Bancários de rejeição à proposta de 7,5% de reajuste apresentada pela Fenaban e aprovação de paralisação de 24h. Veja abaixo a lista completa dos locais em que haverá paralisação.

O Comando Nacional dos Bancários se reunirá no próximo dia 1º, às 14h, na sede da Contraf-CUT, para avaliação das mobilizações do dia 30 e decidir as orientações para os sindicatos a respeito do prosseguimento do movimento. “Os bancários estão mostrando para a Fenaban que estão unidos nessa campanha e que não vão aceitar migalhas. Os bancos têm apresentado resultados extraordinários e a proposta que levaram para a mesa de negociação não condiz com essa realidade”, avalia Vagner Freitas, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional.

Bancos apostam no confronto

A proposta de reajuste de 7,5% apresentada pela Fenaban na semana passada inclui 0,35% de aumento real (a inflação do período foi de 7,15%). Mas o Comando Nacional dos Bancários rejeitou a proposta no ato da apresentação, por considerá-la muito abaixo da reivindicação da categoria, de 5% de aumento real. O Comando orientou os sindicatos a realizarem assembléias até esta segunda-feira 29 para rejeitarem a proposta e decretarem greve de advertência de 24 horas nesta terça-feira 30.

Nas negociações da semana passada com a Fenaban, os representantes dos bancários reiteraram a necessidade de uma ampliação do aumento real, da valorização dos pisos salariais, da melhoria do vale-alimentação e de aumento e simplificação da PLR. Disseram que a proposta é inferior ao acordo do ano passado e insistiram para que os negociadores dos banqueiros apresentassem uma nova proposta para que pudesse ser submetida às assembléias da categoria. Mas não houve avanço.

“Os bancos já haviam rejeitado quase todas as nossas reivindicações sobre saúde e condições de trabalho, emprego, igualdade de oportunidades e segurança. Eles estão apostando no confronto. Está claro que para fazer os banqueiros avançarem nas negociações só com greve. E é isso que temos de preparar”, acrescenta Vagner Freitas.

Veja abaixo o resultado das assembléias em todo o país. A lista será atualizada conforme a chegada de novas informações:

Paralisação de 24h
Acre
Alagoas
Ararangua – SC
Belo Horizonte – MG
Blumenau – SC
Camaquã – RS
Campina Grande – PB
Campo Mourão – PR
Campos dos Goytacazes – RJ
Cariri – CE
Ceará
Chapecó – SC
Concórdia – SC
Criciuma – SC
Divinópolis – MG
Dourados – MS
Erechim e Região – RS
Espírito Santo
Florianópolis – SC
Itaperuna – RJ
Jequié e Ipuaú – BA
Juiz de Fora – MG
Londrina – PR
Mato Grosso
Paraíba
Paranavaí – PR
Petrópolis – RJ
Piauí
Porto Alegre – RS*
Rondônia
Santa Cruz – RS**
Santo Ângelo – RS
São Paulo – SP
Sul Fluminense – RJ
Teresópolis – RJ
Três Rios & Região – RJ
Umuarama/Assis Chateaubriand – PR
Vitória da Conquista – BA
*Exceto Banrisul, que terá paralisação até 12h. Na Caixa, haverá nova avaliação no fim do dia sobre continuação da greve na quarta-feira.
**Exceto Banco do Brasil

Greve por tempo indeterminado*
Brasília – DF
Rio de Janeiro – RJ
* Novas assembléias serão realizadas amanhã para decidir a continuidade ou não da paralisação

Rejeitaram proposta de paralisação
São Miguel do Oeste – SC
Videira /Joaçaba – SC (assembléia conjunta)

Outras decisões
Guarapuava – PR (retardamento de duas horas na abertura das agências)
Teófilo Otoni – MG (dia de protesto, com todos os funcionários vestindo preto e distribuição de panfletos)
Rondonópolis – MT (dia de luta)
Roraima (dia de luta)

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe: