Da Agência Fenae

A Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT) já definiu que colocará como um dos pontos fundamentais da campanha salarial deste ano a implantação de um programa de prevenção, acompanhamento e recuperação da saúde dos bancários.
A definição da CNB/CUT foi tomada em conjunto com as federações filiadas, que também integram a mesa temática de Saúde Ocupacional com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
Os representantes dos bancários e do bancos estiveram reunidos no último dia 27, em São Paulo.
A decisão do movimento sindical bancário, de acordo com o secretário de Saúde do Sindicato e que representou a Fetec-NE na reunião, João Rufino, deve-se à constatação de alguns fatos tão importantes quanto graves.
Para as representações dos bancários, a incidência de doenças do trabalho entre os trabalhadores do ramo financeiro deve ter consideração como epidêmica. Os bancários respondem por 55% dos casos de LER/DORT na classe trabalhadora; por 93% dos diagnósticos de ansiedade e por 94,3% daqueles que sofrem de depressão.
Outra constatação da CNB/CUT e sindicatos é que protocolo para aplicação do programa de prevenção de LER/DORT, decidido pela Mesa Temática e assinado em dezembro de 1997, não está sendo cumprido pelos bancos.

Compartilhe: