Do Seeb Campinas e Região

No Dia Nacional de Luta pelo Registro Correto da Jornada de Trabalho,4 de abril, os empregados da agência Centro da Caixa Econômica Federal em Indaiatuba paralisaram os serviços durante todo o dia.
Ao mesmo tempo, em várias cidades da base do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região, os dirigentes sindicais protestaram e distribuiram carta aberta e adesivos, intitulados "Não ao trabalho gratuito. Registre o ponto".
A mobilização dos empregados teve como objetivo exigir da Caixa a adoção de medidas eficazes para marcação correta do ponto e pelo pagamento de todas as horas trabalhadas.
Para o diretor do Sindicato, Gabriel Musso, a extrapolação da jornada é rotina na maioria das unidades. "Em nome das metas abusivas, os gestores abusam das horas extras, gerada pela falta de empregados. Sem registro no Sipon (Sistema de Ponto Eletrônico), vira trabalho gratuito. Para combater essa deplorável prática, é fundamental marcar o ponto, inclusive as horas negativas".
Gabriel destaca que em algumas unidades a "jornada de 6h está sendo fracionada, com o empregado fazendo uma hora de almoço, o que é ilegal. E tem mais: gestores realizam reunião fora do horário de trabalho".
O diretor do Sindicato esclarece que a paralisação dos serviços ocorreu na agência Centro de Indaiatuba porque "a fraude no ponto é recorrente".

Compartilhe: