Desde o último dia 7, a APCEF/SP, em parceria com outros sindicatos e a Fenae, está publicando carta aberta aos clientes da Caixa Econômica Federal em diversos jornais do Estado, em defesa do banco público e de seus empregados.
A iniciativa tem por objetivo esclarecer, aos clientes, o verdadeiro papel da Caixa e repudiar os constantes ataques que a empresa e os empregados vêm sofrendo da imprensa nos últimos tempos.
A carta aberta já foi publicada na capital, ABC, Jundiaí, Assis, Avaré e Bauru.
Leia a íntegra do documento abaixo:

• Carta aberta aos clientes da Caixa Econômica Federal

Todos sabem que a Caixa Econômica Federal, assim como seus trabalhadores, têm sofrido constantes ataques dos meios de comunicação nos últimos meses.
Embora conscientes dos problemas existentes no banco, não podemos deixar de erguer a voz em defesa de uma empresa que serve ao País há 145 anos.
O Brasil precisa da Caixa. Um banco que, nos últimos três anos, conseguiu reerguer-se – depois de um longo período em que estava sendo preparado para a privatização – e retomar sua missão histórica. Sua política de habitação, de acesso ao crédito e ao serviço bancário da população carente, de pagamento do FGTS e PIS e de tantos outros benefícios para a população não pode ser deixada de lado. O fato de a empresa ter colocado-se à frente da estruturação do cadastro do programa Bolsa-Família e de ser repassadora de recursos – considerado um dos maiores e mais eficientes programas de transferência de renda do mundo – também não pode ser esquecido.
Repudiamos, sim, a atitude do ex-presidente do banco, Jorge Mattoso, no caso da quebra do sigilo bancário. Mas este fato isolado não pode comprometer a imagem de mais de 60 mil funcionários. São empregados sérios e éticos que extrapolam sua jornada cotidianamente para bem cumprir seus deveres, às vezes até sem receber por isso. Muitos trabalham em condições inaceitáveis, em salas minúsculas, sem ventilação adequada, com equipamentos ultrapassados e sistemas obsoletos, sem falar na pressão absurda que sofrem para cumprir as metas estabelecidas.
Os meios de comunicação e aqueles que abertamente defendem a privatização da Caixa não podem, simplesmente, esquecer o papel social do banco em prol de uma disputa político-partidária em curso no País. Será que estão preocupados com o atendimento da população carente, com as políticas de saneamento e habitação, com o pagamento do FGTS, do PIS e de outros benefícios às pessoas de baixa renda?
O Brasil precisa da Caixa. E, por isso, erguemos nossa voz em defesa do que consideramos ser o papel reservado ao banco: servir ao povo brasileiro.

Compartilhe: