Em 8 de janeiro, a direção da APCEF/SP encaminhou ofício (leia íntegra do documento abaixo) à direção da Caixa sobre a orientação de desconto do saldo remanescente da greve dos trabalhadores que não conseguiram compensar as horas referentes ao período de paralisação.
No documento, a Associação solicita a revisão do posicionamento da empresa e enfatiza que tal atitude é antidemocrática e desrespeitosa, já que o banco assumiu o compromisso, explicitado no Acordo Coletivo 2008/2009, de não descontar os dias parados da greve.
A APCEF/SP solicitou, ainda, que a resposta ao documento fosse dada em 24 horas, já que a folha de pagamento de janeiro dos empregados deve ser fechada nos próximos dias.
Acompanhe os desdobramentos em nossa página na internet.

*** Leia íntegra do ofício

São Paulo, 8 de janeiro de 2009.

À presidente da Caixa Econômica Federal
Maria Fernanda Ramos Coelho

Assunto: desconto dos dias da greve

Prezada,

Devido às diversas informações que têm circulado pelas unidades da Caixa sobre a orientação da diretoria do banco no sentido de descontar o saldo remanescente das horas da greve – ou seja, as horas que não foram compensadas -, gostaríamos de saber se elas são procedentes e se a empresa efetuará o desconto.
Lembramos que, no caso de desconto, a Caixa estará descumprindo o Acordo Coletivo 2008/2009, parágrafo quinto do termo aditivo, que diz: “A Caixa se compromete a não descontar as horas que eventualmente remanescerem do total de horas não trabalhadas, após cumprimento do plano de compensação e de acordo com o período de compensação estabelecido”.
Ressaltamos, ainda, que a greve foi exercida dentro da legalidade, já que é um direito constitucional do trabalhador. Se a Caixa incorrer no desconto, estará passando por cima do Acordo assinado e abrindo um precedente perigosíssimo de que acordos não serão respeitados.
Esperamos, no prazo de 24 horas, uma resposta a este ofício, uma vez que a data do pagamento dos salários se aproxima.

Atenciosamente,

Diretoria Executiva da APCEF/SP
Gestão Nossa Luta

Compartilhe: