Na segunda quinzena de fevereiro, a APCEF/SP esteve reunida com os superintendentes de três regiões – Piracicaba, Jundiaí e São José do Rio Preto – para debater denúncias recebidas pela entidade.

• Piracicaba

No caso da Superintendência Regional (SR) Piracicaba, as denúncias recebidas diziam respeito ao auto-atendimento nas unidades da região, com ênfase para as agências de Limeira.
De acordo com informações, a orientação da SR seria no sentido de os empregados encaminharem os clientes para os canais alternativos de atendimento – como lotéricas e correspondentes bancários -, principalmente os que procuram a agência para pagamento do benefício do Cartão do Cidadão.
Em e-mail encaminhado à APCEF/SP depois de reunião na SR com representantes da Associação e do Sindicato dos Bancários de Limeira, realizada em 20 de fevereiro, o superintendente afirmou que não há orientação para “barrar” clientes.
“Oferecemos as opções de canais alternativos existentes devido à facilidade e comodidade que propiciam e por possuírem um horário de atendimento diferenciado, maior quantidade de postos de atendimento e por estarem localizados em bairros próximos à residência dos trabalhadores” – afirmou.
Outros pontos tratados foram a questão do horário de fechamento das agências da região e a extrapolação da jornada de trabalho. “Quanto ao horário de fechamento de nossas agências, é orientação desta SR, aos nossos gerentes gerais, que procurem encerrar o expediente no horário mais antecipado possível e nunca extrapolem o acordado na ordem de serviço, que regulamenta o serviço de vigilância” – diz um trecho do e-mail encaminhado à APCEF/SP pelo superintendente da SR Piracicaba.

• Jundiaí

Em 26 de fevereiro, representantes da APCEF/SP e do Sindicato dos Bancários de Jundiaí estiveram reunidos com o superintendente da SR Jundiaí para debater, entre outros pontos, denúncias de não-pagamento de horas extras e de não-reembolso de transporte para empregados deslocados para participação em curso.
De acordo com informações, os empregados da região convocados para o curso em Jundiaí – das 9 às 18 horas – teriam sido comunicados de que não haveria pagamento das diárias, ajuda de custo ou mesmo horas extras durante os dias do treinamento. “A explicação dada foi que tal evento não teria respaldo da Matriz” – disse um trabalhador.
Questionado a respeito do assunto, o superintendente afirmou que foi passada orientação para que os empregados apresentem todos os gastos para reembolso, inclusive com marcação das horas extras para pagamento.

• Atendimento ao cliente

Outro assunto discutido na reunião, em Jundiaí, foi a questão do número de empregados na bateria de caixas das unidades vinculadas à SR.
Em visita à agência Louveira, representantes da APCEF/SP constataram que apenas um caixa atendia o público.
Na ocasião, o superintendente afirmou aos representantes da APCEF/SP que o caso seria resolvido.

• São José do Rio Preto

No último dia 29, representantes da APCEF/SP estiveram reunidos com o superintendente da SR São José do Rio Preto. O objetivo do encontro foi levar ao conhecimento do gestor dois assuntos que têm sido motivo de denúncias por parte dos empregados: o receio de que haja transferências e mudanças de gerentes de relacionamento em virtude das substituições de alguns gerentes gerais e a cobrança abusiva de metas.
Quanto ao receio de transferências, o superintendente afirmou que a política da SR não é a de troca. “O que ocorreu foi apenas a promoção de alguns gerentes gerais e suas conseqüentes adequações” – disse o gestor.
Em relação à cobrança abusiva de metas, o gestor afirmou que não há pressão ou qualquer tipo de ameaça aos empregados.
“A APCEF/SP está acompanhando os desdobramentos das reuniões ocorridas e tomará as providências cabíveis em caso de não-cumprimento do acordado nos encontros” – comentou o diretor da APCEF/SP, presente aos três encontros, Sérgio Takemoto.

• Fale conosco: denuncie!

Se você tem alguma denúncia sobre condições de trabalho, entre em contato com a Associação.
Ligue (11) 3017-8313 ou envie e-mail para: sindical@apcefsp.org.br.

Compartilhe: