Por causa do agravamento da situação em São Paulo referente à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a APCEF/SP e a Agecef/SP enviaram ofício ao poder público com propostas de medidas que a Caixa deveria tomar a fim de preservar a saúde tanto de seus trabalhadores quanto dos clientes e, como consequência, da população como um todo.

:: Clique aqui para ver a situação das agências da Caixa nesta quinta-feira (19).

Na quarta-feira (18) foi conhecido o primeiro caso em uma agência da Caixa na capital, na Chácara Santo Antônio. Ocorreram outros casos nas agências Vila Prudente, Augusta, Mauá, Jardim Paulista, Serra da Cantareira, Raposo Tavares e Cedes. Em muitas delas, só foi aplicado o protocolo previsto (assepsia da agência e afastamento de empregados para quarentena) após a atuação da APCEF/SP e do Sindicato dos Bancários.

Em outras, como a agência Osasco e Jardim Japão, há casos sob suspeita.

O ofício enviado (clique aqui para ler o documento) às autoridades enfatiza que “diante do conflito de interesses entre a necessidade de preservar a saúde pública e a necessidade de manter os serviços essenciais, é preciso agir para buscar um equilíbrio”.

Confira as propostas encaminhadas:
– sejam restringidos os serviços oferecidos nas agências da Caixa, limitando-se aos essenciais (saques, depósitos, pagamentos, recebimentos e compensação), de maneira a reduzir o fluxo de pessoas circulando nas unidades;
– sejam prorrogadas datas de vencimentos de boletos e extensão de multas;
– seja restringido o horário de abertura das agências da Caixa e, consequentemente, a jornada de trabalho dos bancários;
– seja restringido o número de unidades da Caixa abertas.

:: Denuncie

A APCEF/SP está recebendo denúncias de que as orientações da Caixa não estão sendo acatadas em alguns locais. As questões estão sendo resolvidas diretamente com as chefias.

Caso tenha alguma informação sobre locais de trabalho com suspeita de contaminação, foco do vírus ou dificuldade na implantação das medidas para segurança da população e dos trabalhadores, ligue (11) 3017-8305 ou envie e-mail para sindical@apcefsp.org.br.

Compartilhe: