Da Agência Fenae

Foi deflagrada, em 28 de maio, a temporada de adesões ao Movimento Cultural do Pessoal da Caixa (MCPC) 2010, o maior projeto cultural do Brasil financiado com recursos do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) e que subsidia as atrações do Eu Faço Cultura. Este ano será o quinto ano de campanha para captação de recursos de pessoas físicas, por meio da lei Rouanet de Incentivo à Cultura (lei nº 8.313/1991).
A campanha é uma iniciativa da Fenae e está aberta a todos os empregados e aposentados da Caixa. Para participar do MCPC, acesse www.mundocaixa.com.br/mcpc.
Nos três primeiros anos de realização, o projeto Eu Faço Cultura levou para todos os estados do País shows de renomados artistas da MPB e oficinas musicais para mais de 240 mil pessoas, entre participantes das oficinas e espectadores dos shows. A grande participação e apoio dos empregados da Caixa, mobilizados pelo MCPC, motivaram a continuação do projeto.
Desde a sua primeira edição, o MCPC já alcançou volumes recordes de participações e valores arrecadados. No primeiro ano de arrecadação, em 2006, o movimento obteve mais de oito mil adesões, que resultaram em mais de R$ 2,7 milhões em recursos. Em 2009, mais de 10 mil pessoas destinaram uma parte de seus impostos para subsidiar o projeto, que em 2009 já levou show de artistas renomados da MPB e oficinas musicais para a Bahia, Pará, Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina. Até o final deste ano, a maioria dos estados do país será contemplada com oficinas e shows do projeto Eu Faço Cultura.

• Lei Rouanet
A lei Rouanet permite que um brasileiro destine até 6% de seu Imposto de Renda devido como pessoa física para projetos culturais, sem ter nenhum custo. Esse é o instrumento que o MCPC utiliza para que o empregado da Caixa seja um incentivador cultural no País.

• Recorde no Ministério da Cultura
Desde 2006, o MCPC bate recordes de destinações de impostos de pessoas físicas para a cultura, pela lei Rouanet. Em 2009, o Brasil registrou 12.884 doações de pessoas físicas para a cultura. Desse contingente, mais de 10 mil são de empregados da Caixa, pelo programa MCPC.

Compartilhe: