Por Lucimar Cruz Beraldo – Fetec/CUT-SP

O plenário do 6º Congresso da Fetec debateu, em 21 de novembro, sobre privatização, Comissão de Empresa dos Empregados (COE),
Programas de Participação nos Resultados (PPR), Área de Livre Comércio das Américas (Alca), Fundo Monetário Internacional (FMI) e dívidas e reforma da Previdência.

• Privatização

Sobre privatização, a ampla maioria dos delegados aprovou continuidade das lutas contra o processo de transferência dos bancos estatais para a iniciativa privada, além da intensificação das discussões sobre o verdadeiro papel dessas instituições na definição de políticas de geração de emprego e renda, bem como da democratização do sistema financeiro.

• COE

O congresso deliberou a manutenção do atual modelo de COE na organização dos bancários. Aprovou a participação das entidades sindicais nas negociações com os bancos sobre os PPRs com o objetivo de obter acúmulo para encaminhamento de lutas em outras áreas de atuação sindical.

• Alca

Em relação à Alca, o congresso manteve-se contrário à estrutura defendida pelos E.U.A., de anexação das demais Nações americanas aos seus domínios, mas colocou-se favorável a que o governo participe de negociações com as organizações internacionais, de forma a reforçar os interesses brasileiros e a soberania nacional.

• FMI

A maioria do plenário considerou que as atuais negociações do governo federal com o FMI pertencem a um momento de transição e que a idéia é que o País deixe de depender desses acordos internacionais, sempre pautando os interesses da Nação brasileira.

Compartilhe: