Da Agência Fenae

O meio ambiente e a ecologia passaram a ser uma preocupação em todo o mundo, em meados do século XX. Ainda no séc. XIX, um biólogo alemão, Ernst Haeckel (1834-1919), criou formalmente a disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente, ao propor, em 1866, o nome ecologia para esse ramo da biologia.
Mas a data comemorativa veio um pouco depois: o dia 5 de junho é lembrado em todos os países como o dia mundial do meio ambiente, desde que, em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou a sua primeira conferência sobre o tema: a Conferência sobre o Ambiente Humano, conhecida como Conferência de Estocolmo. Naquela ocasião, a ONU estabeleceu uma Declaração sobre o Ambiente Humano, com 26 princípios, e um Plano de Ações que deveriam orientar as atitudes humanas, as atividades econômicas e as políticas de forma a garantir maior proteção ambiental.
A realização da Conferência da ONU foi motivada pelos problemas ambientais que ganhavam cada vez mais destaque nos anos 60, mas que continuam a afetar a integridade das pessoas e dos demais seres vivos.
O dia 5 de junho é usado por muitas pessoas e organizações para celebrar a Natureza e, ao mesmo tempo, alertar sobre os riscos à própria sobrevivência do ser humano se o ambiente continuar a ser degradado. Celebrado de várias maneiras (paradas e concertos, competições ciclísticas ou até mesmo lançamentos de campanhas de limpeza nas cidades), esse dia é aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção política para os problemas e para a necessidade urgente de ações.
Nessa data, chefes de estado, secretários e ministros do meio ambiente fazem declarações e comprometem-se a cumprir diversas medidas de preservação ecológica. Os mais sérios acordos têm sido feitos, como a redução da emissão de gás carbônico e entre outras medidas, que têm como objetivo o estabelecimento de estruturas governamentais permanentes para lidar com gerenciamento ambiental e planejamento econômico, visando conseguir a vida sustentável no planeta.
O Brasil é um dos nove países-chave para a sustentabilidade do planeta e já é considerado uma superpotência ambiental. E cada um de nós pode fazer a nossa parte para a preservação das condições mínimas de vida na Terra, hoje e no futuro, aprendendo a consumir menos o que precisamos economizar: os recursos naturais.

Compartilhe: