Da Agência Fenae

Com o objetivo de intensificar a mobilização da campanha nacional 2010, trabalhadores dos bancos públicos e privados de todo o Brasil participam de um Dia Nacional de Luta na terça-feira da próxima semana, dia 31 de agosto. Dessa vez, o foco é o combate ao assédio moral, às metas abusivas e à falta de segurança bancária.
Conforme apuração feita por pesquisa nacional da Contraf-CUT, reforçada pelas consultas realizadas pelos sindicatos no processo de construção da campanha 2010, o assédio moral e as metas abusivas são os principais problemas enfrentados pela categoria bancária nos locais de trabalho.
Esse Dia Nacional de Luta foi aprovado pelo Comando Nacional dos Bancários, que se reuniu em São Paulo depois da primeira rodada de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), realizada em 24 de agosto.
A Contraf-CUT avalia que a participação dos bancários nas atividades da campanha nacional2010 é fundamental para pressionar os banqueiros a apresentarem propostas que atendam às reivindicações dos trabalhadores.
Na rodada entre bancários e banqueiros da última terça-feira, que iniciou o debate sobre saúde do trabalhador e condições de trabalho, com foco no assédio moral, Comando Nacional e Fenaban definiram o seguinte calendário de negociações: dias 1º e 2 de setembro (continuidade dos temas de saúde de trabalhador e segurança bancária), dias 8 e 9 de setembro (emprego e condições de trabalho) e dias 15 e 16 de setembro (remuneração).

Compartilhe: