A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) convoca para os dias 17, 18 e 19 de maio, em São Paulo, o 29º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef). A finalidade é discutir as especificidades dos empregados do banco, construir a pauta de reivindicações específicas e nortear o processo de negociações permanentes.

O local do 29º Conecef será o Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, que fica à Rua Professor Milton Rodrigues. Para participar desse evento, as entidades sindicais filiadas à Contraf/CUT têm prazo até o dia 6 de maio para realizarem assembleias ou encontros, com eleição de seus delegados. O período de inscrições para o Conecef encerra-se em 7 de maio. A data de 22 de abril é o prazo-limite para a inscrição de teses.

Nas orientações enviadas para as entidades sindicais, a Contraf-CUT esclarece que as teses e relatórios dos fóruns estaduais deverão ser encaminhadas pelo e-mail contrafcut@contrafcut.org.br, com base nos prazos estabelecidos pelo calendário. As inscrições dos delegados serão feitas eletronicamente por meio de link a ser informado oportunamente. O valor da taxa de inscrição será divulgado em breve.

Os critérios de participações também já foram estabelecidos. A proporção é de um delegado para cada 300 bancários da Caixa ou fração maior ou igual a 150, considerada a base estadual, garantindo-se no mínimo dois por Estado. Os aposentados têm participação garantida na mesma proporção dos empregados em atividade, garantindo-se um mínimo de um por Estado.

Os fóruns preparatórios são de caráter regional ou estadual. A delegação ao 29º Conecef será limitada a 50% do número de participantes no fórum preparatório. Fica garantida a cota de gênero de 30%, com redução proporcional da delegação caso a cota não seja atingida.

O 29º Conecef será coordenado pela Contraf-CUT, com assessoria da Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa) e pelas federações regionalmente. Os representantes da CEE-Caixa serão delegados natos, sendo um da Contraf-CUT e um por federação. A participação de observadores ficou assim definida: até 10% da delegação total, entre empregados em atividade e aposentados.

O total de participantes está estimado em 447 delegados, com distribuição por Estado da seguinte forma: Acre (3 delegados – 2 da ativa e 1 aposentado), Alagoas (5 delegados – 4 da ativa e 1 aposentado), Amazonas (4 delegados – 3 da ativa e 1 aposentado), Amapá (3 delegados – 2 da ativa e 1 aposentado), Bahia (20 delegados – 15 da ativa e 5 aposentados), Ceará (12 delegados – 9 da ativa e 3 aposentados), Distrito Federal (36 delegados – 29 da ativa e 7 aposentados), Espírito Santo (10 delegados – 7 da ativa e 3 aposentados), Goiás (14 delegados – 11 da ativa e 3 aposentados), Maranhão (5 delegados – 4 da ativa e 1 aposentado), Mato Grosso (4 delegados – 3 da ativa e 1 aposentado), Mato Grosso do Sul (4 delegados – 3 da ativa e 1 aposentado), Minas Gerais (46 delegados – 33 da ativa e 13 aposentados), Pará (6 delegados – 5 da ativa e 1 aposentado), Paraíba (6 delegados – 4 da ativa e 2 aposentados), Paraná (30 delegados – 21 da ativa e 9 aposentados), Pernambuco (14 delegados – 10 da ativa e 4 aposentados), Piauí (4 delegados – 3 de ativa e 1 aposentado), Rio Grande do Norte (5 delegados – 4 da ativa e 1 aposentado), Rio Grande do Sul (34 delegados – 22 da ativa e 12 aposentados), Rio de Janeiro (54 delegados – 28 da ativa e 26 aposentados), Rondônia (3 delegados – 2 da ativa e 1 aposentado), Roraima (3 delegados – 2 da ativa e 1 aposentado), Santa Catarina (18 delegados –13 da ativa e 5 aposentados), São Paulo (97 delegados – 74 da ativa e 23 aposentados), Sergipe (4 delegados – 3 da ativa e 1 aposentado) e Tocantins (3 delegados – 2 da ativa e 1 aposentado).

Na pauta do 29º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa constam assuntos como organização do movimento, papel social da Caixa, saúde do trabalhador, condições de trabalho, condições de funcionamento das unidades, Saúde Caixa, Funcef/aposentados, segurança bancária, representação dos trabalhadores no Conselho de Administração da Caixa, jornada, Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon), isonomia de direitos entre novos e antigos empregados, contratação de pessoal, carreira, terceirização e outros assuntos.

Organização dos trabalhadores
Para Jair Pedro Ferreira, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa) e diretor vice-presidente da Fenae, “o Conecef é um momento importante da organização dos trabalhadores da Caixa, uma vez que discute as questões específicas do dia a dia dos empregados, construindo a partir daí a pauta de reivindicações da mesa permanente com a empresa”. Ele afirma ainda que os temas aprovados pelos delegados do Conecef estarão em pauta também na mesa específica da campanha salarial deste ano.

Compartilhe: