Da Agência Fenae

O aniversário foi comemorado na manhã de 11 de janeiro, em ato realizado na Matriz, com a presença dos dirigentes da empresa, empregados e convidados

A Caixa Econômica Federal completa neste sábado, 12 de janeiro, 147 anos de existência. O aniversário foi comemorado em ato realizado na Matriz, com a presença dos dirigentes da empresa, de expressivo número de empregados e de convidados. Pela Fenae, participaram José Carlos Alonso (diretor-presidente), Jair Pedro Ferreira (diretor de administração e finanças) e Ely Custódio Freire (conselheira fiscal).
O ato comemorativo foi aberto com a apresentação e “batismo” da bandeira da Caixa. O estandarte foi hasteado juntamente com as bandeiras do Brasil e do Distrito Federal, pelas mãos de integrantes da Brigada Contra Incêndio da Caixa, com acompanhamento da Banda do Corpo de Bombeiros do DF.
Em seu pronunciamento, a presidenta da Caixa, Maria Fernanda Coelho, destacou fatos que marcaram a história da empresa e apontou o momento atual como de afirmação e de consolidação da Caixa como “banco público, socialmente responsável e implementador das grandes políticas públicas para o País”.
A Caixa foi criada em 1961, no Rio de Janeiro, por dom Pedro II, com o propósito de incentivar a poupança e de conceder empréstimos sob penhor. Naquele momento, serviu à causa dos que lutavam contra a escravidão no Brasil, viabilizando a poupança para negros e negras em busca da alforria.
A trajetória da Caixa como banco público voltado para o desenvolvimento social foi iniciada em 1892, quando a empresa passou a ter atuação autônoma em cada Eestado, com presença em 22 unidades da federação. Em 1931, começou a operar a carteira hipotecária para a aquisição de bens imóveis.
Em 1986, incorporou o Banco Nacional de Habitação (BNH), assumindo definitivamente a condição de maior agente nacional de financiamento da casa própria e de importante financiadora do desenvolvimento urbano, especialmente do saneamento básico. Naquele mesmo ano, assumiu também o papel de agente operador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), antes gerido pelo BNH. Três anos depois, passou a centralizar todas as contas recolhedoras do FGTS existentes na rede bancária e a administrar a arrecadação desse fundo e o pagamento dos valores aos trabalhadores.
A Caixa é, hoje, o banco da sociedade brasileira. É o banco da habitação e do saneamento, do crédito popular e da transferência de renda. Possui cerca de 4 milhões de contas na modalidade Caixa Fácil, para pessoas preteridas pelas demais instituições financeiras. Serve a 11 milhões de famílias em todo o País, com a garantia de pagamento do Bolsa Família. Sua atuação é sustentada por mais de cem mil trabalhadores, incluindo pessoal do quadro próprio (cerca de 80 mil), estagiários, menores e terceirizados.

Compartilhe: