A gente gosta de música boa, não é? E quando artistas talentosos são acompanhados por uma banda sensacional e avaliados por um júri técnico competente e de renome, tudo fica pronto para uma noite muito especial. Foi assim nesta sexta-feira (11), durante a última seletiva que definiu os 12 finalistas da categoria Música. O público assistiu a 16 apresentações marcadas por talento, sensibilidade e paixão pela arte.
As apresentações foram avaliadas por um júri técnico composto pelo cantor e compositor Marcelo Jeneci, pela pianista e musicóloga Bia Cyrino e pela compositora, cantora e escritora Estrela Ruiz Leminski. A direção musical foi da Casa Capelo, que garantiu arranjos primorosos e uma estrutura de palco que valorizou ainda mais as apresentações dos artistas.
Durante as apresentações, o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, falou sobre a união e solidariedade dos participantes do Talentos. “Este não é um evento de disputas. Teremos premiações, claro, mas o Talentos é para sentir a arte como ferramenta de transformação e resistência. O mais importante para nós é essa integração, esse ambiente de união e solidariedade que existe entre vocês”, disse.
Takemoto ainda citou um trecho de uma música de Marcelo Jeneci como inspiração. “’Tem vez que as coisas pesam mais do que a gente acha que pode aguentar. Nessa hora, fique firme, pois tudo isso logo vai passar’. E com certeza vai passar, porque nós estamos unidos”.
A fala de Érika Paiva, vice-presidente do Conselho Deliberativo (CDN) da Fenae e presidente da Apcef/AP, empolgou o público quando lembrou suas raízes e reforçou a importância da arte e do evento. “Sou presidente da Apcef Amapá, lá do norte do Brasil, onde existe o ‘jeito tucuju’ de viver, como foi cantado aqui nesse palco. Hoje eu quero agradecer, em nome de todos os presidentes das Associações, à Fenae, por nos proporcionar um evento tão grandioso e com tanto carinho e zelo. O Talentos é arte, e arte é sentir. Então convido todos vocês a sentirem esse evento hoje”, disse Érika no início das apresentações.
É grande a expectativa para a grande final de Música, neste sábado (12). O encerramento promete ser inesquecível, como são todas as edições do Talentos Fenae/Apcef.
Finalistas da categoria Música:
Composição
Sonhei que morria – Camila Stella Toledo Pereira (Apcef/SP)
Para um mundo melhor – Eugênio Matias dos Santos Neto (Apcef/PB)
Tempo presente – Antônio Donaldo Nogueira de Sousa (Apcef/PI)
Desacalanto – Paulo Roberto Pereira de Araújo (Apcef/PE)
Luz de três velas – Laudismar Deptulski (Apcef/ES)
Lamento – Hélio Araújo de Almeida (Apcef/GO)
Interpretação
Vilarejo – Verona Oliveira Barroso (Apcef/RR)
You Say – Priscila Nogueira Batista Honorato (Apcef/SP)
Triste Louca ou Má – Luzia Maria Rodrigues de Santana (Apcef/PE)
Jeito Tucuju – Joyce Ramos de Oliveira (Apcef/AP)
What a Feeling – Ana Raquel Santos Sousa (Apcef/MA)
Carinha de Anjo – Camila da Costa Bandeira de Brito (Apcef/PA)