Última palestrante do Inspira Fenae 2022, Rita Von Hunty foi aplaudida de pé pelo público. Professora de Estudos de Cultura, entre idas e vindas da história do mundo, ela falou sobre esperança e como empresas públicas são fundamentais para o país. De maneira suave e arrancando risos, Rita destacou como eventos que já aconteceram podem nos ajudar a entender e a lutar contra a opressão que atua no Brasil. 

 

Rita Hunty5.jpg
 

Rita destacou os a importância dos bancos públicos, e contradisse neoliberais onde o pensamento é de privatização. “Não tem como gerir um país como se gere uma empresa. O que você vai fazer depois que o país falir? Você demite a população? Não tem como gerir um país como quem gere uma empresa”, reforçou. Ainda segundo Rita, estudos Holandeses – O futuro é público, já apresentado pela conselheira de Administração da Caixa, Rita Serrano –  mostram Reino Unido, França e outros países reestatizando suas empresas.  
 
“O discurso neoliberal produziu miséria, fome e guerra. Não produziu modernização coisa nenhuma”, destacou Rita Von Hunty. 
 
Leia mais na matéria: Rita Serrano apresenta o livro “O Futuro é público” no Inspira 
 
Segundo a professora, pessoas de personalidade totalitária ou autoritária têm muito em comum. “Essas pessoas, quando surgem tentam se autodesignar rei dos reis. Tentam acabar com os seus opositores, tentam minar os discursos de liberdades, desarticular as resistências nas artes, mídias e no debate público. Só que o tempo nos mostra que o que sobra deles é só nome em um pedestal. A roda da humanidade vai de alguma forma encontrando um jeito para lançar na lata do lixo da história. O Franco, o Mussolini, o Hitler e aqui no Brasil também outras pessoas. É importante saber e comunicar que não há mal que dure para sempre”, afirmou. 
 
Rita afirma que o ser humano está ficando apático, sem reação a casos de extrema revolta como o espancamento e morte do congolês Moïse Kabagambe, no Rio de Janeiro (RJ). “Se a notícia de que dados recentes brasileiros, a gente tem 170 assassinatos por dia no Brasil, não produz afeto em você, não vai ter política pública que vá produzir efeito. Se a vida dessas pessoas não importa, se a gente se habituou a olhar para elas como números, não vai ter efeito possível nesse sentido”, avaliou.  
 
Ao encerrar, Rita citou o autor inglês, Raymond Williams, e afirmou que ser verdadeiramente radical é fazer com que esperança seja mais possível do que desespero seja convincente. “É você conseguir acolher os nossos desesperados e falar: calma. Dá para organizar, dá para lutar. Tem coisa para ser feita. Em união a gente consegue”, enfatizou.  

 

Rita Hunty4.jpg


 
Rita von Hunty 
 
Rita von Hunty é a persona drag do ator e professor Guilherme Terreri. Com formação em artes cênicas pela UNIRIO e Língua e Literatura Inglesa pela USP, Rita desenvolve um trabalho de arte-educação focado na discussão de temas sociais através dos Estudos de Cultura. Além de atuar no teatro e no cinema, ela apresenta ainda o programa de TV “Drag Me As A Queen”, exibido em toda América Latina, além de comanda o canal “Tempero Drag” no Youtube, com quase 1 milhão de inscritos. Atualmente é também colunista da Carta Capital e do programa “Saia Justa”, no GNT.

Compartilhe: