Na última reunião do Conselho Deliberativo Nacional do ano, o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Jair Pedro Ferreira, apresentou um balanço da atual gestão da entidade, cujo mandato termina em abril de 2020. Foram adotadas nos três últimos anos medidas para reestruturar a governança da entidade e fortalecer sua atuação com foco na defesa da Caixa 100% pública, defesa dos direitos dos empregados do banco e promoção do bem-estar dos associados das Apcefs. O presidente da APCEF/SP, Kardec de Jesus Bezerra, está participando da reunião. 

“A consolidação das boas práticas de governança ao longo dos últimos anos permite que hoje a Fenae continue patrocinando atividades de cultura, educação, esporte e lazer para os associados, bem com campanhas e ações em defesa da Caixa”, enfatizou Jair Ferreira.

A Fenae conseguiu ampliar sua relação com os associados das Apcefs com projetos que já existiam como o Eu Faço Cultura, Jogos da Fenae, Corrida Fenae do Pessoal da Caixa, Talentos Fenae/Apcef, convênios, Rede do Conhecimento, Inspira e Fenae o #prontofalei, realizado pela primeira vez em 2019, voltado para o público com associados das Apcefs com até 35 anos de todos os estados.

Para se ter uma ideia, a Rede do Conhecimento ampliou de pouco mais de 18 mil (2017) para cerca de 95 mil o número de matrículas em 2019.

 Jair falou também das campanhas em defesa da Caixa realizada nessa gestão: “Defenda a Caixa você também”, “Não tem sentido (privatizar a Caixa)” e, este ano, #ACAIXAÉTODASUA. Segundo o presidente da Fenae, as parcerias com as organizações sindicais e movimentos sociais foram importantes para as mobilizações contra a privatização do banco.

Outro leque de atuação importante, segundo Jair Ferreira, tem sido a atuação no Congresso Nacional, participando de audiências públicas e outras atividades, como reuniões com parlamentares, visando apresentar o ponto de vista dos empregados da Caixa nos projetos de interesse dos empregados da Caixa. “Tivemos audiências importantes para debater projetos que retiram da Caixa a gestão do FGTS”, afirmou.

Jair Ferreira destacou ainda o apoio à organização dos empregados da Caixa, com suporte e infraestrutura para a atuação nas diversas instâncias, como o Conselho de Administração da Caixa, Conselho de usuários do Saúde Caixa e CEE Caixa. “O apoio a esses fóruns tem sido fundamental para mobilização em defesa da Caixa, do Saúde Caixa, da Funcef e outras conquistas históricas empregados e aposentados da Caixa”, ratifica o presidente da Fenae.

Ao encerrar o balanço da gestão, Jair Ferreira agradeceu o apoio do CDN às medidas adotadas pela diretoria visando o fortalecimento da atuação da entidade.

História

O resgate da história da Federação e do próprio movimento dos empregados da Caixa foi uma preocupação da atual diretoria. Um livro relatando os fatos que marcaram a fundação da Fenae e um documentário sobre os demitidos da Caixa em 1991 deverão ser lançados no primeiro trimestre de 2020. “Queremos deixar esse registro para as próximas gerações. É fundamental que tenhamos a preocupação de contar o legado das nossas entidades”, disse Jair Ferreira.

CDN

Como instância máxima de decisão da Fenae, o Conselho Deliberativo Nacional é formado pelos presidentes das 27 Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) do país. Neste fórum, são discutidas e aprovadas propostas que norteiam a atuação da entidade, além de temas relativos aos interesses dos empregados da Caixa e demandas das Apcefs.

Nesta quinta-feira (5), também foram debatidas outras questões como andamento de ações coletivas tributárias e trabalhistas ajuizadas pela entidade e Apcefs para defender interesses dos empregados da Caixa; planejamento estratégico e projetos associativos, além dos efeitos da Medida Provisória 905, que reduz direitos da categoria bancária, e Funcef.

A reunião prossegue amanhã quando estarão em pauta temas como Saúde Caixa e Saúde do Trabalhador e Jogos da Fenae 2020.

Compartilhe: