Empregados da Caixa reuniram-se na sede da APCEF/SP nesta quarta-feira (26) para tirar dúvidas sobre a utilização e a funcionalidade do Saúde Caixa. O encontro contou com a participação da diretora da APCEF/SP e membro eleita do Conselho de Usuários do plano de Saúde, Ivanilde de Miranda; do integrante do GT Saúde Caixa Plínio Pavão; e dos representantes da Gipes/SP Mauro Moraes de Seixas, Daniela Alfieri e Alex do Nascimento.

Depois de uma breve apresentação sobre o plano de saúde – no qual se destacou hospitais credenciados no âmbito de abrangência da Gipes/SP (capital, Baixada Santista e Vale do Paraíba), alguns serviços oferecidos, como o check-up, o reembolso de medicamentos, a cobertura de terapias e fisioterapias e a implantação da Central de Atendimento -, os participantes puderam tirar dúvidas. “A Central de Atendimento iniciou seus trabalhos em Fortaleza este mês, mas para o pessoal de São Paulo, os serviços devem estar disponíveis somente em outubro”, destacou os representantes da Gipes/SP.

Confira algumas das principais dúvidas levantadas no encontro:

Carteirinha virtual: os participantes lembraram que há dificuldades, principalmente pelos aposentados, em utilizar somente a carteirinha virtual, disponível no aplicativo para celular. “Nem todos temos celulares e sabemos mexer com esses aparelhos”, lembrou a aposentada Júlia Torroglosa. “Se a Caixa está descumprindo a obrigatoriedade de disponibilizar a carteirinha física, isso precisa ser resolvido o mais rápido possível”, salientou o representante da Gipes/SP. “Vamos verificar o que pode ser feito”, completou. Ele lembrou, ainda, que a carteirinha pode ser salva no celular, não é necessário estar on-line para acessá-la.

Reembolso odontológico: outro assunto que gera muita dúvida nos participantes é o atraso do reembolso odontológico. “Normativamente, temos 30 dias para fazer o reembolso. Mas esse serviço está em atraso por diversos problemas. Há um trabalho de contingência para resolver essa morosidade e esperamos, até a primeira quinzena de agosto, regularizar os pagamentos”, enfatizou Daniela Alfieri. Ela lembrou, ainda, que casos pontuais devem ser resolvidos diretamente na Gipes/SP. “Como o tratamento do reembolso mudou de departamento, podem existir casos que ficaram pendentes. Procure a Gipes caso não tenha recebido resposta ou seu caso não tenha tido a solução adequada”, explicou.

Mensalidades: também surgiram dúvidas sobre as mensalidades de quem se aposentou pelo INSS e se desligou da Caixa. “O empregado deve informar à Caixa, uma vez por ano, logo após o reajuste do INSS, o valor referente ao provento”, explicou a diretora da APCEF/SP. “A Caixa pode fazer a cobrança retroativa, caso o débito esteja sendo feito incorretamente. Por isso, é importante manter os dados atualizados e enviar o extrato para a Cepes (cepes22@caixa.gov.br)”, alertou.

“Gostei bastante da oportunidade de tirar dúvidas sobre o funcionamento do plano, principalmente sobre o convênio farmácia, que descobri que não temos direito”, contou Verônica Maciel, aposentada há quatro meses. Margareth Tanaka lembrou que foi excelente a oportunidade de conversar com os representantes da Gipes pessoalmente, mas que as explicações apenas reforçaram o que todos já sabem: que o departamento da Caixa tem muita dificuldade para resolver os problemas relacionados ao plano de saúde.

Por fim, foram passados alguns telefones importantes. Anote:
• Auditoria Médica (24 horas) 0800 9400695 / cis@brasilmed.com.br
• Portal do Empregado (AutoSC) 0800 721-2222 opção 2 – 1 – 1
• Gipes Atendimento a beneficiários (11) 3505-8000 / gipessp01@caixa.gov.br

Informações sobre o plano também podem ser obtidas no https://autosc.caixa.gov.br

Compartilhe: