Não é de hoje que a APCEF/SP denuncia e cobra a Funcef por erros em cálculos de benefícios e a postura da Fundação com participantes que a questionam e buscam correção de seus benefícios.

Um exemplo dessa situação é o caso do empregado aposentado que procurou atendimento no site da Funcef diversas vezes sem obter resposta minimamente satisfatória. A Fundação só respondeu quando a APCEF/SP cobrou insistentemente pela regularização da situação.

O aposentado é participante do REG/Replan Não Saldado e quer a regularização de seu benefício. Tem-se tornado constante a Fundação tentar jogar a responsabilidade na patrocinadora ou no próprio participante. No caso em questão, a Funcef, estranhamente, não reconheceu os últimos salários, mas recebeu as contribuições referentes.

Somente após a interferência da APCEF/SP, a Fundação admitiu que o erro existe e que o benefício foi concedido sem o cargo em comissão. Mas afirmou que iria mandar um ofício à Caixa cobrando a diferença de reserva matemática e que só em caso de aporte pela patrocinadora revisará o benefício de acordo com a reposição de custeio que for repassada.

Tamanha confusão ocorre no momento em que os empregados, depois de uma vida de dedicação à Caixa, buscam tranquilidade. Casos parecidos com o descrito aqui não são raros e em todas as situações a Fundação parece procurar “lavar as mãos” e se eximir de qualquer culpa, chegando ao absurdo de propor que os participantes, sozinhos, façam aportes de valores que faltam ou busquem auxílio na Justiça.

“Não podemos admitir que a Funcef trate desta forma os participantes. Além de ser um desrespeito, está trazendo grande prejuízo a estas pessoas. São meses no aguardo de uma resposta. É por isso que a APCEF/SP está empenhada nesta luta, insistindo para que os empregados sejam ouvidos e tratados de forma justa e respeitosa, isso é o mínimo que a Fundação deve fazer”, ressaltou a diretora da APCEF/SP Ivanilde de Miranda. Caso você esteja enfrentando problema similar, entre em contato pelo diretoria@apcefsp.org.br ou (11) 3017-8300.

Compartilhe: