A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) lança hoje, 17 de março, às 17h, no Youtube da Federação, o podcast “Elas Fazem Acontecer” – um formato mais dinâmico, de bate-papo para discutir determinados temas com diferentes pontos de vista. Gravado no dia 10 de março em homenagem ao mês da mulher, o podcast em formato de vídeo conta com a participação da deputada federal Erika Kokay (PT/DF); da conselheira de Administração da Caixa, Rita Serrano e da coordenadora da Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa), Fabiana Uehara Proscholdt.

“Aproveitamos o mês da mulher para ter um papo descontraído, ao mesmo tempo com muita seriedade, com mulheres representativas no movimento sindical e na política. O nome do podcast é inspirado nessas mulheres, que ‘fazem acontecer’ nossa vida e a nossa resistência na Caixa e na sociedade”, explicou a diretora de Políticas Sociais da Fenae, Rachel Weber, mediadora do debate.

A deputada Erika Kokay falou sobre o atual governo para as mulheres, e chamou de “necropolítica” o momento que o país vivencia. “Os corpos femininos sofrem mais com a necropolítica. Simone de Beauvoir [filósofa e feminista francesa] tinha razão quando disse que, em momentos de crise, todos os segmentos da sociedade sofrem. Mas as mulheres, em função do histórico de violação de direitos, tendem a ter um impacto muito maior. E as nossas conquistas também. As crises econômicas, sociais e políticas sempre atacam as nossas conquistas”, refletiu.

Rita Serrano contou sobre a trajetória como militante não só no movimento sindical, mas na vida, como mulher, até chegar ao Conselho de Administração da Caixa, reeleita pelos empregados om quase 91% dos votos. Para ela, é fundamental que as mulheres ocupem cada vez mais espaço na política e em altos cargos de empresas. Rita informou que no Brasil e no mundo, somente 12% dos conselhos de administração das empresas públicas e privadas são ocupados por mulheres, em média. “Aquele discurso da governança e de respeito às diversidades não existe, na prática. É um desafio – de fato [O CA da Caixa] é um ambiente de dominação masculina. Mas temos que ser teimosas e persistentes para galgar os nossos espaços”.

A coordenadora da CEE/Caixa, Fabiana Proscholdt, concorda com a opinião da conselheira. E falou sobre a importância do feminismo para conquistar esses espaços. “Um mundo melhor passa pelo feminismo. Acho que as pessoas distorcem o que é isso. Não lutamos para sermos melhores que os homens, mas para termos direitos iguais. Se não tivermos essas condições, não chegaremos ao mundo que almejamos. As mulheres precisam e devem ocupar todos os espaços” falou Fabiana Uehara.

Muito bom o papo, não é? Para assistir, acesse agora o podcast e conheça as experiências dessas mulheres na política, no movimento sindical e onde mais elas quiserem estar. Afinal, elas fazem acontecer!

 

Compartilhe: