Em 29 de agosto, domingo, a APCEF/SP promoverá o 1º Festival de Lutas Marciais, no Centro Comunitário da Associação, na capital. Poderão participar, os associados e dependentes da Associação. Haverá competições de judô e jiu-jitsu, estilo gracie.
“Além dos adultos, as crianças são muito bem-vindas ao evento, pois é de pequeno que se começam a formar os futuros campeões”, lembrou o diretor-presidente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto.
Atenção: para que o evento aconteça, será necessária a participação de, no mínimo, 20 atletas.

Clique aqui e inscreva-se. Informações, ligue (11) 5614-6144 ou 5611-9277 (de terça-feira a domingo).

Entrevista
A empregada da Caixa, Vanessa Torres – TBN da agência Ayrton Senna, na capital – é professora de judô e pretende auxiliar na organização do evento. Leia, abaixo, uma entrevista sobre o Festival e o esporte.
Informações sobre o evento, ligue (11) 5611-9277 ou 5614-6144.

O que é o Festival de Lutas Marciais que a APCEF/SP pretende organizar?
É um evento que, além de buscar a integração entre os associados e os dependentes da APCEF/SP, pretende incentivar a prática do esporte.

Quem pode participar?
Todos os associados e dependentes que já praticam judô ou jiu-jitsu.
Depois desse festival de integração, a intenção é organizar um torneio aberto para convidados e atletas praticantes de outras entidades, além do pessoal da Caixa.

Por que decidiu-se realizar eventos de artes marciais na APCEF/SP?
A intenção é, em um futuro próximo, incluir as artes marciais no clube, com aulas abertas para os associados e seus dependentes.

Qual será a sua participação na organização do festival?
Pelo tempo de experiência que tenho, ajudarei na divulgação dos torneios e oferecerei apoio na organização dos eventos.

Qual a sua experiência em relação a artes marciais?
Pratico judô desde criança, sou graduada faixa marrom, tenho experiência em torneios e ministro aulas. Meu pai é professor faixa preta, árbitro da Federação Paulista de Judô (FPJ) e minha irmã é professora faixa preta e coordenadora da FPJ.

A partir de qual idade pode-se praticar o judô?
A partir de 5 anos. Nesta idade, a criança começa a desenvolver a coordenação motora, a concentração e a agilidade, enfim, já é capaz de aprender e assimilar os conhecimentos a ela transmitidos durante as aulas.

Quais os benefícios da prática do judô? Que tipo de habilidades podem ser desenvolvidas?
É um esporte que pode ser praticado por qualquer tipo de pessoa, de qualquer idade ou tipo físico, inclusive aquelas que possuem algum tipo de deficiência. O judô auxilia no desenvolvimento físico e psicológico, no auto-controle das emoções, na disciplina, no raciocínio, na flexibilidade, na coordenação motora, no respeito e na dedicação.
O judô busca o equilíbrio entre o corpo e a mente e ajuda qualquer pessoa a se direcionar na vida.

Como funciona a graduação no judô (sequência de faixas)?
O aluno vai se graduando de acordo com o seu aprendizado e a sua dedicação. A ordem de graduação é: faixa branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom, preta (até o quinto grau), coral (do sexto ao oitavo grau) e vermelha (nono e décimo graus).

• Quais as principais competições nacionais e internacionais do esporte?
Paulistano, Copa da cidade de São Paulo, Paulista, Brasileiro, Sul-Americano, Pan-Americano, Olimpíadas, Mundial, Copa São Paulo, Copa Revelação, Jogos Regionais, Jogos Abertos, Meeting, Grand Slam, Grand Prix e Copa do Mundo de Judô. Vale lembrar que todos esses torneios importantes existem em duas modalidades, torneios de lutas e torneios de Katas. O Kata é uma modalidade dentro do Judô de uma sequência de golpes para demonstração.

 

Vanessa Torres, empregada da Caixa e professora de judô, que auxiliará na organização do Festival de Lutas Marciais

Compartilhe: