A Caixa divulgou na terça-feira (19) a prorrogação do Projeto Remoto Excepcional. Todos os empregados que estão em home office, prioritariamente os que compõem o Grupo de Risco e Prevenção Ampliada, deverão permanecer no sistema de teletrabalho até 31 de março. De acordo com o documento encaminhado às unidades, caberia aos vice-presidentes ou diretorias do banco estabelecer o percentual (entre 30% e 60%) de empregados de cada área que ficaria em teletrabalho. Ao contrário das primeiras diretrizes, não houve discussão prévia destas condições com a representação dos empregados.

“Os representantes dos empregados têm buscado debater com a direção da Caixa as condições do teletrabalho. Um dos principais problemas é a ausência de marcação do ponto, pois há muitos relatos de extrapolação constante da jornada e de abuso para o cumprimento das tarefas. É importante manter o teletrabalho ao maior número possível de empregados, mas seus direitos devem ser observados”, disse o diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros.

Serviços essenciais – Outra determinação recente da Caixa diz respeito à ampliação dos serviços essenciais oferecidos nas agências e postos de atendimento. Além dos que estavam previstos pelo decreto presidencial 10.282/20, desde 19 de janeiro, o serviço essencial prestado nas agências passa a incluir:

– saque do Auxílio Emergencial
– benefícios sociais (FGTS, PIS, etc.) ou INSS sem cartão e senha
– Prova de Vida do INSS
– saque de conta-salário ou conta com crédito de salário sem cartão e senha
– pagamento de prêmios de loteria
– pagamento de RPV, precatórios e alvará judicial
– Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)
– saque nos caixas para valores acima dos disponíveis nos demais canais
– 1ª amortização de Financiamento Habitacional com uso do FGTS
– abertura de contas corrente
– exclusão de CCF
– devolução de cheques
– solicitação de Indenização DPVAT


“A ampliação do atendimento deve aumentar a demanda nas agências e complicar ainda mais o dia a dia dos trabalhadores da Rede, que tanto já sofrem com extrapolação da jornada, falta de empregados e cobrança abusiva de metas”, lembrou Leonardo Quadros.

:: Caso tenha problemas com o home office ou em sua agência, entre em contato conosco pelo sindical@apcefsp.org.br.

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