A direção da Caixa apresentou, nesta quarta-feira (31), uma proposta de acordo, válido para os próximos dois anos, que garante todos os direitos previstos atualmente. “Depois de diversas reuniões nas quais a Caixa tentou aplicar a CGPAR 42 e retirar direitos dos trabalhadores, consideramos um grande avanço o que foi apresentado hoje”, explicou a diretora da Apcef/SP e membro da Comissão Executiva dos Empregados (CEE), Vivian de Sá.

:: Clique aqui para assistir ao vídeo sobre a negociação.

Confira os principais itens da proposta apresentada pela Caixa:
– Cláusulas econômicas: segue proposta da Fenaban.
– Manutenção da PLR Social, com a mesma redação atual.
– Pagamento dos tíquetes refeição e alimentação: a Caixa havia proposta seguir a redação da Convenção Coletiva da categoria, que prevê pagamento diário dos benefícios. Na prática, no caso de afastamento ou faltas haveria desconto nos benefícios. Na proposta atual, o pagamento mensal do benefício está mantido.
– Teletrabalho: segue proposta da Fenaban, com controle de jornada, ajuda de custo e compensação das horas extras trabalhadas para quem está em teletrabalho, até o mês subsequente da realização. Caso não aconteça a compensação, as horas extras serão pagas.
– Promoção por mérito: garantida para os anos 2023 e 2024 com critérios estabelecidos em comissão formada por representantes dos empregados e da direção da Caixa.
– Assédio: segue proposta da Fenaban.
– Cheque especial: faixa alterada de 4 para 5, aumentando o desconto sobre os juros cobrados.
– Saúde Caixa: permanece inalterado, pois o aditivo aprovado ano passado é válido até o final do ano que vem.
– Adiantamento de férias: a Caixa queria limitar o parcelamento a três vezes, mas está mantida a opção do parcelamento de férias em 10 vezes.
– Apip: cláusula mantida.
– Pausa de 10 minutos a cada 50 trabalhados: segue proposta da Fenaban.
– Reajuste na indenização em caso de morte ou invalidez por assalto sinistro: cláusula mantida, com valores reajustados
– Possibilidade de extensão do intervalo de refeição para até 60 minutos para os empregados com jornada de seis horas, sendo assegurado 15 minutos dentro da jornada de trabalho, por escolha do empregado.
– Empréstimo emergencial em caso de calamidade: cláusula mantida.

Grupos de trabalho – Serão criados grupos de trabalho (GT) bipartite, com representação dos trabalhadores e do banco, para debater assuntos como:
– transparência no pagamento da PLR;
– condições de trabalho;
– situação de caixas, tesoureiros e avaliadores (funções por minuto).

A CEE/Caixa orienta todos os empregados da Caixa a votarem pela aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) nas assembleias para a deliberação da proposta realizadas nesta quarta-feira (31), a partir das 19 horas.

:: Fique de olho nas nossas redes sociais (FacebookInstagramTwitter) ou receba nossas informações pelo WhatsApp (clique aqui e cadastre-se).

Compartilhe: