Na quinta-feira, dia 5, na Praça da Sé, em frente a agência da Caixa, a partir das 11 horas, trabalhadores e trabalhadoras de empresas públicas nacionais, estaduais e municipais se reúnem para defender a manutenção das empresas estatais, ameaçadas de privatização.

O Dia Nacional de Luta em Defesa das Empresas Públicas visa fazer frente à venda do patrimônio do povo brasileiro.

Defesa das Empresas públicas – Na quarta-feira, 27 de junho, o Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar definindo que a venda de ações que afetem o controle acionário de estatais necessita de autorização do Legislativo. A decisão, provisória, também veda a venda de ações de sociedades de economista mista, subsidiárias e controladas, abrangendo as esferas federal, estadual e municipal.

Novos integrantes no C.A – Na quinta-feira, 28, dois novos integrantes do Conselho de Administração (CA) da Caixa, indicados pelo Ministério da Fazenda, tomaram posse. Representantes do mercado financeiro, Adilson Herrero – que já exerceu cargo de diretor nas instituições financeiras privadas Banco Real e Banco Alfa e, Jorge Roberto Manoel – que foi sócio da empresa de auditoria e consultoria britânica PricewaterhouseCoopers – PwC por cerca de 30 anos, ocupam a função de conselheiros independentes e passarão a participar das tomadas de decisão do principal banco público do país, responsável por promover políticas públicas e sociais.

“A defesa das empresas públicas e de sua gestão são fundamentais para garantir ao país seu patrimônio e soberania”, afirma o diretor-presidente da APCEF/SP, Kardec de Jesus Bezerra.

Compartilhe: