O Conselho de Administração da Caixa, reunido em 7 de dezembro, em Brasília, votou nova versão do estatuto da instituição.

Para o encontro, estava prevista a votação do item que transformaria a Caixa em Sociedade Anônima, primeiro passo para a abertura de capital e privatização do banco. O item foi excluído do texto, o que ajuda na permanência da Caixa como banco público. No entanto, não põe fim às ameaças de privatização.

“A não votação deste item significa apenas que não será por meio da mudança de estatuto que a Caixa poderá ser privatizada. Ela pode vir de outras formas, como o fatiamento da empresa e outras tantas alternativas que a engenhosidade maligna deste governo privatista pode alcançar”, explica a diretora da APCEF/SP, Claudia Tome.

Não há informações quanto às demais mudanças do estatuto.

Direção da Caixa não perde tempo – Matéria do jornal Valor Econômico, de 8 de dezembro, dia seguinte à reunião do Conselho, informou que o presidente da Caixa Instantânea, Rubens Santos, procura um parceiro estrangeiro para entrar como sócio minoritário no leilão da Lotex, previsto para 2018.

Segundo o presidente, a Caixa “entraria na sociedade com seus ativos, capilaridade, conhecimento do mercado e, caso fosse necessário, recursos para ajudar o pagamento da outorga do leilão da concessão”.

Em outras palavras, a Caixa encontraria um sócio para operar o que já opera. Qual a necessidade disso? A Caixa entra com a credibilidade e, o sócio, fica com o lucro.
Portanto, a mobilização pela Caixa 100% deve continuar. Não há nada que indique que governo e direção da Caixa pretendem desistir de fragmentar a empresa e privatizar seus serviços.

Campanha – No site da campanha www.defendaacaixa.com.br, é possível acessar notícias e vídeos, agenda de mobilização, baixar materiais gráficos e a cartilha.

Audiências – Como parte desta luta, têm sido realizadas audiências públicas em todo o país para dialogar com a população e com os parlamentares quanto à importância do banco para o nosso país.

Fonte: Jornal dos Aposentados – APCEF/SP – edição de dezembro 

Compartilhe: