A direção da Caixa pretende formalizar a criação de seu banco digital que já está na lista de futuras privatizações. A informação é do jornal Gazeta do Povo.

Segundo a publicação, as discussões sobre o assunto já ocorrem há cerca de dois ou três meses e o aval do ministro da economia, Paulo Guedes, teria sido dado. 

No dia 23 de julho, Pedro Guimarães, presidente da Caixa, adiantou em entrevista que o plano era aproveitar o sistema criado para conceder o auxílio emergencial da pandemia de Covid-19 e transformá-lo em um banco digital que será vendido posteriormente.

Para aproveitar a criação de 120 milhões de contas de poupança criadas pelo auxílio falta apenas a formalização através da abertura de uma subsidiária. Assim, a Caixa terá o maior banco digital do mundo. O foco será justamente a população de baixa renda.

No entanto, o objetivo está longe de oferecer atendimento digital para o povo, o governo federal e a direção do banco enxergam somente a oportunidade de um grande negócio com um futuro IPO. 

Compartilhe: