A Câmara dos Deputados, por meio da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, vai discutir a política de privatização e os impactos que ela pode causar na prestação dos serviços e benefícios sociais. A audiência proposta pelo deputado Alexandre Padilha (PT-SP) será nesta quinta-feira (13), a partir das 10h.

O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sergio Takemoto, vai participar da audiência. Ele destacou que se a privatização da Caixa acontecer, os serviços públicos e o pagamento de benefícios sociais estarão comprometidos. Ele lembrou que a estratégia do Governo Federal e da presidência da Caixa é dividir o banco em várias partes, uma delas é o chamado banco digital, que nada mais é do que um outro banco, com outro CNPJ, que será privatizado em seguida. 

“O mais grave é que todos os benefícios sociais do banco serão repassados para esta nova instituição. Qual será o futuro dos programas e benefícios sociais se estiverem nas mãos do mercado privado, que só visa o lucro? As políticas públicas que atendem a população mais carente do País serão garantidas?”, questionou.

Além do presidente da Fenae e da coordenadora da CEE/Caixa, participam da audiência presidenta do Sindicato de Bancários de São Paulo (Seeb/SP), Ivone Maria da Silva; o diretor da Seeb/SP e da Fenae, Dionísio Reis; a presidente da Comissão Independente dos Aprovados na CEF 2014, Isabela Freitas Santana, além de um representante da Caixa e do Tribunal de Contas da União (TCU).

É possível acompanhar a audiência pelo portal  e-Democracia, inclusive enviando perguntas, críticas e sugestões aos convidados.

Compartilhe: