DSC07024_site_interna.jpg

Nesta quinta-feira, dia 4 de agosto, os aposentados associados da APCEF/SP tiveram uma verdadeira experiência sensorial. A atividade uniu “APCEF nos Passos da Cultura”, Projeto 5 Sentidos e “APCEF de Portas Abertas”.

O dia começou com uma viagem literária cheia de nostalgia na Biblioteca Mário de Andrade. Este tipo de passeio é promovido pelo “APCEF nos Passos da Cultura”

 Os 30 participantes da atividade realizaram uma visita monitorada ao local que é a principal biblioteca pública da cidade e funciona 24 horas. Projetado pelo francês Jacques Pilon, o prédio é considerado um marco da arquitetura moderna em São Paulo. Em uma sala especial de consulta foi possível se perder entre livros de fotografia, culinária entre outros. E ficar por dentro da programação do local, que inclui saraus e apresentações de arte, o que logo despertou o interesse em voltar a biblioteca.

Fundada em 1925, ela encantou o grupo não apenas pelo seu grande e diverso acervo, mas também pela sensação de voltar no tempo. “Lembrei-me de quando trabalhava no centro, minhas pesquisas escolares eram aqui”, escreveu a associada Antonia Pinheiro no mural da biblioteca. A impressão foi compartilhada pelo resto do grupo, muitos se recordaram com carinho da época em que eram estudantes.

Após a visita, a nostalgia continuou no Restaurante Alcazar, um dos mais tradicionais de São Paulo. O ambiente é uma atração aparte, com decoração digna do requinte do passado, toda preservada, garçons que trabalham há anos no local e um menu completo.

E o passeio seguiu com um pequeno tour pelo centro da capital até a sede da APCEF/SP onde participaram do segundo encontro do Projeto 5 Sentidos. Uma fisioterapeuta da Lit Conceitos comandou a palestra cheia de atividades sensoriais para despertar a consciência corporal, com alongamento e massagem. Isso aliado à informações valiosas sobre tato e visão para melhorar a qualidade de vida e evitar problemas como LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteo musculares Relacionados ao Trabalho), comuns entre bancários.

Os participantes também trouxeram suas doações para a organização de beneficência A Velhice Desamparada. Produtos de limpeza que serão doados foram o pagamento pelo passeio. A ação empolgou o grupo que se comprometeu a participar da entrega dos donativos.

Após a atividade sensorial o “APCEF de Portas Abertas” encerrou o dia com uma troca de livros, empréstimo de livros do acervo da APCEF/SP e um delicioso café de confraternização com direito a comemoração dos aniversariantes de julho e agosto.

Compartilhe: